Significado de Intermitente

O que é Intermitente

Intermitente é um adjetivo com etimologia oriunda do latim, intermittente. Utilizamos este vocábulo quando queremos dizer que algo cessa e recomeça por intervalos ou quando uma coisa se manifesta com intermitências, não é contínua, ou seja, que é interrompido e logo se reinicia por períodos de tempo.

Em se tratando da análise de um quadro térmico, por exemplo, a medicina diz que uma febre intermitente refere-se aquele estado onde a temperatura alta se alterna com a normal. A febre é clinicamente interrompida por um período de temperatura normal.

Exemplo: Maria está com uma febre intermitente. Ela vai e vem sem nenhum motivo, por isso acho que devemos levá-la ao médico.

pulso intermitente é um termo médico utilizado para designar uma pulsação que apresenta intervalos desiguais ou irregulares. Normalmente é aquela pulsação que não pode ser percebida por uma mão que a apalpa. 

Exemplo: O estado do paciente parecia sério. Sua pulsação era intermitente. Quando apalpei seu pulso não pude perceber nada.

Claudicação Intermitente

Claudicação intermitente se caracteriza por uma sensação dolorosa, cãibra ou cansaço que pode ocorrer nas pernas, principalmente durante os exercícios físicos, como em corridas, por exemplo.

É mais comum de ocorrer na panturrilha, mas pode acontecer também em outras áreas, como nádegas, coxas, pés ou até mesmo o quadril. A claudicação intermitente pode ser causada por um déficit de suprimento muscular de oxigênio, ou seja, é uma doença arterial obstrutiva periférica que ocorre nos membros inferiores.

Exemplo: Quando faço caminhada costumo sentir dores e cãibras nas pernas. O médico disse que eu posso estar com algum problema de claudicação intermitente.

O significado de Intermitente está na categoria Significados