Significado de Inveja

O que é Inveja

Inveja é um sentimento caracterizado por um desprazer diante de alguma alegria alcançada por outra pessoa. Alguém que deseja um bem que outro possui, mas não está em condições de conquista-lo sente a inveja; uma pessoa feliz num relacionamento pode provocar a inveja daquele que não consegue um romance. A inveja é o desejo da felicidade do outro.

Contudo, uma outra face da inveja é o desejo, muitas vezes inconsciente, de ver o outro perder suas conquistas. Um invejoso, ao perceber que não será capaz de alcançar o que o outro alcançou, pode sentir um certo prazer, o fim da inveja, quando se dá conta que a felicidade do outro por um motivo ou outro se esvaiu.

A inveja pode acometer a qualquer um. Contudo, alguns indivíduos têm esse sentimento constantemente, tornando-se pessoas prejudiciais, que são capazes de conspirar contra a felicidade de alguém, por não suportarem a inveja que sentem.

Podemos até identificar um lado bom na inveja. Se uma pessoa de caráter sente inveja, ou seja, se uma pessoa sente algum tipo de desprazer ou inferioridade diante das posses ou conquistas de outra, ela pode transformar esse sentimento em motivação para correr atrás dos seus objetivos, conquistando, assim, tanto ou até mais do que o outro. Entretanto, na maioria das vezes, a inveja é um sentimento que envenena a alma, tornando-se difícil fazer com que dela saia realmente alguma coisa boa.

Algumas expressões populares são usadas como sinônimo de inveja, tais como olho gordo, mau olhado e dor de cotovelo, essa muitas vezes associada também ao ciúme. Na tradição católica, a inveja é tida como um dos sete pecados capitais.

O significado de Inveja está na categoria Significados