Significado de Kelvin

O que é Kelvin

Kelvin é um substantivo masculino. O termo surgiu a partir do nome de um rio da Escócia, possivelmente com significado de “água estreita” no idioma Gaélico.

O que é Kelvin:

O significado de Kelvin indica a unidade básica de temperatura termodinâmica, estando presente no Sistema Internacional de Unidades (SI). Seu símbolo é a letra K.

A escala Kelvin foi verificada pelo cientista e matemático irlandês William Thompson, o Lorde Kelvin, título de nobreza dado a ele como uma forma de reconhecimento ao seu trabalho, durante estudos e experimentos sobre o comportamento dos gases.

Isso aconteceu quando experimentalmente notou-se que a pressão de um gás diminuía 1/273 do valor inicial, quando este gás era resfriado a um volume constante de 0 °C para -1 °C, deixando as moléculas em repouso, afinal a pressão do gás está associada com o choque de suas partículas. Com a nulidade da pressão, não haveria agitação térmica – e igualmente para sua temperatura.

Thompson desvendou a menor temperatura que um elemento poderia alcançar e que ganha o nome de zero absoluto. Esta menor temperatura seria -272,15 °C (Celsius) e na escala Fahrenheit seria -457,87 °F. O conceito de zero absoluto é a temperatura mais baixa que já foi verificada no Universo, fazendo com que as moléculas permaneçam imóveis.

Percebe-se que o trabalho de Thompson foi de extrema importância para a fabricação de vários materiais que ainda são usados hoje em dia, como é o caso dos cabos elétricos.

É possível realizar a conversão entre as escalas Kelvin, Fahrenheit e Celsius através de vários sites disponíveis na internet, que apresentam ferramentas para esse propósito. Além disso, é interessante frisar que, ao contrário do Fahrenheit e do Celsius, a escala Kelvin não é escrita e nem é referida como um grau, pois é uma unidade de medida de temperatura.

O significado de Kelvin está na categoria Significados