Significado de Kyrie Eleison

O que é Kyrie Eleison

Kyrie Eleison é um substantivo masculino e expressão religiosa, sua origem é Grega de kyrie que significa “Senhor” e eleison do verbo eléeo que significa “ter piedade".

O significado de Kyrie Eleison é “Senhor, tenha piedade”. É constantemente entoado por fiéis, alternado com “Christe eleison”.

O termo Kyrie Eleison se originou no salmo penitencial 51 – Bíblia Sagrada, Salmo 51 – como o início de uma oração cristã, sendo dita por inúmeras vezes nas liturgias de diversas religiões, sejam elas católicas, luteranas, ortodoxas ou anglicanas. Era até mesmo entoada nas liturgias da Idade Média, por exemplo.

Apesar de existirem diversas expressões que se assemelham com Kyrie Eleison em salmos e evangelhos, o testemunho mais antigo que se acredita ser Kyrie Eleison remonta ao século IV.

Sua escrita e pronuncia tem variado ao longo dos séculos, se tornando “Quirielêisom”, e na sua tradução – após a reforma litúrgica no rito romano -, “Senhor, tenha piedade”. Além disso, na língua portuguesa – seja de Portugal ou do Brasil – é permitido diversas variações de Kyrie Eleison: “quírie”, “kírie”, “quirielêison” e “quirieleisão”.

Nos antigos ritos como o rito tridentino, ele era entoado apenas após o ato penitencial. Já no rito ambrosiano – é relatado até os dias de hoje – é repetido durante o ato penitencial e logo após, três vezes já ao fim da Missa, sendo antes da bênção final. Kyrie Eleison continua sendo entoado como uma prece verdadeira por fiéis de diversas religiões.

O significado de Kyrie Eleison está na categoria Significados