Significado de Lato

O que é Lato

Lato é um termo oriundo do latim e significa largo, vasto, amplo ou extensivo. Tal vocábulo pertence à classe dos adjetivos.

O que é Lato:

Lato é uma palavra usada para classificar alguma coisa que se estende no plano físico, temporal ou intelectual. Ex: “Joana tem um lato conhecimento a respeito da atual situação política do Brasil.”

Lato sensu e stricto sensu

Lato sensu e stricto sensu são expressões que significam respectivamente “em sentido extenso” e “em sentido estrito”.

Ambas as expressões também são utilizadas na área do Direito, no campo da linguística e da semiótica, sendo que na área acadêmica indicam cursos de longa e curta duração.

No primeiro caso, lato sensu é usado para indicar cursos voltados para especialização, pós-graduação, MBAs e outros. Os trabalhos e estudos serão realizados mais extensamente, isto é, a duração desses cursos deverá ter uma carga horária de no mínimo 360 horas determinado pelo MEC (Ministério da Educação).

O stricto sensu compreende curso de mestrados, doutorados e pós-doutorados que estarão subordinados ao reconhecimento e autorização do Ministério da Educação.

No âmbito do Direito, existem muitos especialistas que estabelecem a jurisprudência do lato sensu como sendo um conjunto de todas as decisões jurisdicionais; enquanto que jurisprudência stricto sensu pode ser aplicada às decisões que estão relacionadas a um caso em particular.

Alguns sociólogos também utilizam a expressão família lato sensu quando querem se referir aos ascendentes e descendentes de uma pessoa, enquanto família stricto sensu, se refere aos cônjuges e seus filhos.

Lato sensu também é o nome de um centro educacional da cidade de Manaus. Esse centro possui filiais espalhadas em seis unidades, sendo uma instituição que possui uma história com quase 30 anos de total dedicação ao ensino. Ela oferece cursos de excelente qualidade voltada à realização pessoal e profissional do ser humano.

O significado de Lato está na categoria Significados