Significado de LDL e HDL

O que é LDL e HDL

LDL e HDL são siglas que, respectivamente, referem-se a low density Lipoproteins e high density lipoprotein, que podemos traduzir como “baixa destinação de lipoproteínas” e “alta destinação lipoproteínas” ou em outras palavras, lipoproteínas de baixa densidade e lipoproteínas de alta densidade. Numa linguagem mais popular podemos dizer que LDL é o mau colesterol e o HDL é o bom colesterol.

Chama-se de colesterol a um determinado tipo de gordura que é fabricada pelo fígado. O colesterol está presente em cada célula do corpo e desempenha importantes funções para o bom funcionamento do organismo.

Para que o colesterol possa ser transportado para todo organismo através da corrente sanguínea, ele precisa da ajuda das lipoproteínas HDL e LDL. As HDL e LDL permitem que o colesterol trafegue pelo sangue ao se conectarem a ele. Sem elas isso não seria possível, pois sendo o colesterol um tipo de gordura, ele não se mistura com o sangue, tal como o óleo que não se dissolve na água.

HDL ou bom colesterol

De acordo com estudos científicos, estima-se que uma taxa alta de HDL contribui para a diminuição do risco de enfartes, enquanto que uma taxa baixa aumenta o risco de doenças do coração. Isso se daria pelo fato de que o HDL tem a capacidade de atuar nas artérias na absorção dos cristais de colesterol nelas depositados.

Depois de absorver os cristais de colesterol o HDL transporta esses cristais de volta ao fígado onde então é eliminado. Assim, um alto nível de HDL deixa as artérias desobstruídas contribuindo para a saúde do coração.

LDL ou mau colesterol

Ao contrário do HDL, estudos identificaram o LDL como uma lipoproteína prejudicial ao organismo quando tem a sua taxa de incidência alta. O que levou o LDL a ser chamado de mau colesterol.

A função do LDL é fazer o transporte do colesterol que se encontra no fígado até as células de todos os tecidos do corpo. Contudo, no processo acontece de se acumular ao longo das paredes internas que compõe as artérias resíduos desse colesterol transportado. Quando a taxa de LDL é alta esse acúmulo se intensifica, e assim as artérias podem ficar entupidas ou podem levar a diminuições significativas no fluxo do sangue, o que é prejudicial à saúde especialmente ao coração.

Além disso, com o acúmulo de LDL outras substâncias também começam a acumular formando uma placa dentro das artérias chamada de placa aterosclerótica, contribuindo ainda mais para a obstrução das artérias e desenvolvendo a chamada aterosclerose.

O significado de LDL e HDL está na categoria Significados