Significado de Leão de Judá

O que é Leão de Judá

Leão de Judá é uma expressão da Bíblia.

O que é Leão de Judá:

O significado de Leão de Judá é uma metáfora que se refere à figura de Jesus Cristo, considerado o Messias prometido descrito nas Escrituras Sagradas das religiões cristãs e judaicas.

O Leão é o símbolo da tribo de Judá. De acordo com o livro sagrado dos judeus, o Torá, essa tribo é composta por descendentes de Judá, o quarto filho (de 12, no total) de Jacó.

Judá também foi o nome dado a um dos dois reinos divididos de Israel (reino do Sul), após a morte do Rei Salomão.

A relação entre Judá e o leão (acredita-se que se refere ao leão asiático) pode ser notada na benção proferida por Jacó a seu filho, no livro de Gênesis da Bíblia Sagrada. Jacó, que mais tarde teve seu nome alterado para Israel, deu o símbolo do leão para sua tribo ao se referir a Judá como um Jovem Leão:

Para a nomenclatura tradicional judaica, o nome hebraico e o nome substituto são, em vários casos, combinados a fim de formar um par, assim como em Leão de Judá.

Pode-se notar o símbolo do Leão no emblema de Jerusalém desde 1950. Jerusalém foi a capital do reino de Judá e um símbolo judaico de grande importância por diversos anos.

Conforme a árvore genealógica comentada na Bíblia, José (marido de Maria e também o pai terrestre de Jesus Cristo) é descendente direto da tribo de Judá. Dessa maneira, Jesus também é tido como descendente da família de Judá.

Os versículos bíblicos interpretaram que o Leão de Judá seria o Messias, o salvador, que unificaria e governaria as nações existentes sob o nome de Deus.

A figura do leão é muitas vezes entendida como “rei”, “poder” ou mesmo sobre “aquele que governa sobre os outros”.

Hoje em dia, a expressão Leão de Judá é muito difundida e utilizada pelos evangélicos e através de outras doutrinas religiosas, como a dos Rastafari (Leão de Judah). Desta última, tem-se a associação com o imperador etíope Haile Selassie (que recebeu título de Leão de Judá) e ainda teve sua representação na bandeira da Etiópia durante os anos de 1897 a 1974.

Diversas bandas, congregações religiosas e, consequentemente, músicas, possuem o nome de Leão de Judá, para homenagear o poder, a autoridade, a realeza e a força de Jesus Cristo – “o rei dos descendentes de Judá” (os judeus).

É possível notar a referência do Leão de Judá no filme “As Crônicas de Nárnia” com o leão (chamado Aslan) que representa Jesus.

O significado de Leão de Judá está na categoria Significados