Significado de Locus

O que é Locus

Locus é uma palavra proveniente do latim antigo, significando lugar, local ou posição de alguma coisa ou pessoa.

O que é locus?

No português moderno, embora não tenha sofrido qualquer modificação, a palavra locus é usada com diversos sentidos, atendendo áreas também diversas, podendo ser uma aplicação da psicologia, da genética, da matemática ou da fonética, entre outras áreas do conhecimento humano.

Em psicologia, o locus é uma teoria aplicada à sociologia e à psicologia humana, podendo ser classificado como locus de controle, ou seja, apresentando a expectativa de um indivíduo sobre a medida em que os seus reforços psicológicos se encontram, mantendo o controle interno sobre o comportamento, unindo os esforços pessoais e a competência, relacionando-se em perfeita harmonia com o meio externo, como outras pessoas, sorte, chance, aproveitamento de oportunidades, etc.

Uma pessoa que possua um locus predominantemente interno consegue manter o controle sobre sua vida, atingindo mais facilmente o sucesso pessoal, fazendo maior exigência de suas próprias competências e habilidades.

Ao contrário, quando uma pessoa possui locus de controle externo, ela sente que não pode dominar sua vida, deixando que fatores externos coordenem seus processos, o que faz que fique sempre exigindo mais das outras pessoas, possuindo também uma dependência emocional externa muito mais forte.

O locus, em matemática, é um conjunto de pontos que satisfaz a uma determinada condição. O locus, na geometria, é um local geométrico que consiste nesse conjunto de pontos dentro de um determinado espaço, gozando de algumas propriedades matemáticas, como por exemplo, em curvas ou superfícies.

Na fonética, o locus é um hipotético ponto de partida das transições que caracterizam as consoantes oclusivas, como as bilabiais (p e b), as linguodentais (t e d) e as linguopalatais (k e g).

Locus gênico

Na genética, locus é a posição de um gene ou cromossomo, ou seja, o lugar preso em um cromossomo onde se encontra tal gene, sendo conhecido como marcador genético.

O mapa genético é uma lista organizada de locus conhecidos para um cromossomo, que é um processo de terminação do locus para um determinado caractere fenotípico, determinando algo na aparência de uma pessoa ou de um ser vivo.

Os cromossomos possuem telômeros representados por “ptel” ou “qtel”. Assim, quando determinados 2qtel, estamos designando o locus encontrado no telômero do braço longo do cromossomo número 2.

O locus gênico é o local certo e invariável que cada gene ocupa no cromossomo.

O significado de Locus está na categoria Significados