Significado de LTE

O que é LTE

LTE é uma sigla da língua inglesa para Long Term Evolution. Em português, o significado de LTE é: Evolução a Longo Prazo.

LTE é a sigla que se refere ao universo da telefonia móvel. LTE é o mesmo que 4G (quarta geração).

O LTE é uma tecnologia padrão de redes de celulares, permitindo que a velocidade da banda larga móvel possa chegar a uma comunicação de até 100 Mbps. Assim, com uma velocidade maior, fica mais fácil a comunicação, pois os dados são transferidos de maneira muito mais rápida.

O LTE foi criado de maneira a ser compatível com tecnologias GSM e HSPA, além de incorporar MIMO em combinação com OFDMA.

O padrão da tecnologia LTE é bastante similar ao WiMax. WiMax é a abreviação de Worldwide Interoperability for Microwave Access que, em português, quer dizer Interoperabilidade Mundial para acesso de Micro-ondas. O WiMax é o que permite a conexão via redes Wi-Fi, que possuem maior alcance.

LTE-Advanced (o padrão LTE Avançado) é uma forma LTE mais evoluída que permite o fornecimento de cobertura muito mais ampla.

No Brasil, o LTE é o padrão adotado pela maioria das operadoras em operação. A faixa utilizada pelas operadoras brasileiras para operação da banda larga móvel é de 2500 MHz.

Em 2014 a Anatel iniciou a licitação da utilização da faixa de frequência de 700 MHz para a implantação do 4G. Essa frequência será liberada após o final da transição da TV analógica para a digital.

O significado de LTE está na categoria Significados