Significado de Luta de Classes

O que é Luta de Classes

Luta de Classes é uma expressão criada por Karl Marx, economista, filósofo, historiador, jornalista e revolucionário socialista alemão.

O que é Luta de Classes:

O significado de Luta de Classes se refere a um fenômeno social de confronto, tensão ou antagonismo entre duas classes distintas da sociedade: a burguesia e a aristocracia (as classes dominantes) e o proletariado (trabalhadores e produtores individuais) que também atingia a economia, a política e a própria sociedade como um todo.

A criação do termo “luta de classes” feita por Marx mostrava que a tensão entre as duas classes sociais acontecia pelos competitivos interesses socioeconômicos e desejos das pessoas em relação ao meio de produção capitalista.

Nesse caso, as relações de produção e distribuição tinham caráter antagônico que cria interesses diferentes que são notados na luta de classes.

É claro que lutas de classes ocorrem desde a Idade Média, entre classes dominantes (reis) e a burguesia contra os trabalhadores.

Algumas lutas de classes infelizmente resultam em conflitos violentos, pois as classes dominantes usam seu poder de maneira autoritária e ocasiona conflitos com as classes inferiores.

De acordo com pensadores além de Karl Marx, como David Ricardo, Mikhail Bakunin e Pierre-Joseph Proudhon, também acreditavam que a luta entra as classes seria a força impulsionadora que está comandando as maiores revoluções na história que proporcionaram radicais mudanças sociais.

Karl Marx pregava o socialismo: um sistema oposto ao capitalismo que proveria benefícios a todos. O capitalismo, para Marx, impedia o desenvolvimento das forças produtivas e somente beneficiava as classes dominantes. Para o filósofo, o socialismo poderia unificar o mundo em termos econômicos, sem permitir que houvesse uma decadência da sociedade, ou seja, a economia seria uma produção controlada por todos os povos e homens.

O proletariado não deveria lutar somente por melhores salários e condições de vida, mas deveria ser uma luta ideológica para fazer com que o socialismo fosse conhecido e assumido como um sistema democrático.

O significado de Luta de Classes está na categoria Significados