Significado de Macerar

O que é - Macerar

Macerar é um verbo que significa por em maceração, ou então amolecer, machucar. Macerar também tem como significado embeber algo em um líquido ou em uma substância. Em sentido figurado, macerar também pode ser mortificar.

Macerar advém do substantivo maceração, cujo significado remete a uma operação que enche algo de líquido para extrair produtos solúveis que acabem sendo retirados a partir daquela solução.

Algo muito comum dentro deste significado é macerar perfume, em que as melhores marcas remetem a produtos que passam por um processo de maceração mais longo, ou seja, ficam curtindo em uma solução por muito mais tempo.

Funciona assim: as essências possuem muitos elementos naturais, extraídos de flores, folhas, frutos etc. E quanto mais esses elementos ficarem curtidos, mais poderão soltar seus fragmentos aromáticos, o que fazem com que a fragrância se destaque. Para isso, quanto mais tempo a essência macerar, mais perfume exalará.

É possível também macerar o aromatizador para deixar sua casa perfumada. O jeito é pegar a essência aromatizante e seguir um processo para armazená-la e deixá-la ainda com ainda mais perfume. Isso pode ser feito guardando a essência um dia na geladeira, intercalando com um dia em um lugar escuro, deixando o pote aberto alguns minutos para dissipar o álcool. Esse processo deve ser feito por pelo menos 10 dias. Mas quanto mais ficar macerando, mais perfumada será sua essência.

E com frutas, isso é possível? Afinal, o que é macerar frutas? Bem, o processo é semelhante e tem como objetivo potencializar e extrair ao máximo o sabor dos alimentos. Maçãs, morangos e pêssegos são as frutas mais comuns de serem maceradas.

É importante também saber como macerar gengibre, que vai amplificar os efeitos positivos de seu chá para quem deseja consumi-lo. Após cortá-lo e fervê-lo, ele deve ser colocado em um recipiente de vidro fechado. Quanto mais ficar concentrado ali, mais benefícios trará.       

De acordo com crenças religiosas, aprender como macerar espada de São Jorge e tomar um banho com o material colhido disto é uma importante forma de afastar de energias negativas.

Algo ruim é a maceração da pele, que pode ocorrer quando a região ao redor de um machucado também se deteriora. Isso ocorre porque muita umidade acaba ficando presa entre a ferida e o curativo. A maceração dificulta ainda mais a cura da ferida e por isso precisa ser muito bem cuidada, com trocas constantes de curativos e uma boa limpeza.

É possível também macerar comprimido para facilitar a deglutição, em especial em idosos que têm certa dificuldade para ingerir medicamentos. Mas vale o cuidado: usar o macerador de comprimido pode reduzir os efeitos da medicação. Por isso, é importante consultar o médico a respeito.

Macerar tem como sinônimo os seguintes termos:

  • Amassar;
  • Amolecer;
  • Machucar;
  • Mortificar;
  • Pisar.

Macerar em inglês tem como significado macerate.

O significado de Macerar está na categoria Significados