Significado de Mademoiselle

O que é - Mademoiselle

Mademoiselle é um substantivo feminino que tem origem na língua francesa e quer dizer senhorita ou senhora. Mademoiselle tem como tradução para o Português também a palavra menina. É normalmente utilizado em formas de tratamento bastante respeitosas, embora não faça parte da língua culta, pois se trata de mais um estrangeirismo incorporado na Língua Portuguesa. Um exemplo de frase com o uso da palavra mademoiselle: Nunca vou esquecer o que a mademoiselle fez por mim.

Sendo assim, mademoiselle tem como significado uma forma de tratamento dado à mulher solteira, em uma linguagem de cortesia social. A definição de mademoiselle é muito comum também como donzela, muito usado em histórias antigas, romances e mesmo um termo mais usado em períodos anteriores da nossa história.

É muito comum o uso dessa palavra com outro termo em francês, ficando da seguinte forma: Au revoir mademoiselle, que quer dizer: Até à vista, menina.

Podem ser sinônimos de mademoiselle as seguintes expressões:

  • Donzela;
  • Menina;
  • Moça de família;
  • Senhora;
  • Senhorita.

Mademoiselles com história

Existem inúmeras frases com mademoiselles que marcaram a história no mundo e são conhecidas desta forma como sinal de respeito e admiração. É o exemplo da francesa Coco Chanel (1883 – 1971), uma mulher que reinventou a moda e eternizou um estilo próprio e luxuoso, que influencia até os dias de hoje.

Tanto que a estilista fundou a Chanel, que é referência até hoje na alta-costura, bens de luxo e acessórios de moda. Um exemplo de frase marcante dela é: A moda passa, o estilo permanece. Outra atribuída a ela é: Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher.

Outro exemplo de mulher que fez a diferença na moda é mademoiselle Rosa Bertin (1747 – 1813). Ela foi estilista da rainha da França, a austríaca Maria Antonieta. Bertin foi a primeira designer da moda francesa e é reconhecida como aquela que introduziu a moda e a alta-costura para a vanguarda popular. Ela acabou sendo uma visionária para a sua época e estava por trás de todos os vestidos da rainha. Uma frase bastante famosa dela é: Não existe nada de novo, exceto aquilo que se esqueceu.

O significado de Mademoiselle está na categoria Significados