Significado de Majestade

O que é Majestade

Majestade é um substantivo feminino que quer dizer imponência, magnificência, aparência grave e solene. Majestade pode ter significado também como excelência, grandeza e ostentação.

A palavra majestade também serve para indicar um título honorífico concedido a reis e imperadores, assim como a suas respectivas consortes.

O que é majestade

Majestade também pode ser mencionada na religiosidade, por ser entendida como a grandeza suprema representada em Cristo, na Virgem Maria ou em algum santo que esteja sentado de forma simbólica em um trono.

Alguém pode se perguntar se a forma correta de se escrever é majestade ou magestade. No entanto, fica muito claro que a maneira precisa, de acordo com a Língua Portuguesa, é com a letra “j”.  Essa dúvida é comum porque as duas consoantes têm o mesmo fonema quando formam sílaba com as vogais “e” e “i”. Apesar da semelhança nos dizeres, grafar com “g” fará você errar sua escrita.

Majestade na música

Uma canção de muito sucesso é “Majestade o Sabiá”, composta pela cantora sertaneja Roberta Miranda. A música fez muito sucesso também com Jair Rodrigues, Chitãozinho e Xororó e outros músicos.

O termo majestade também é muito usado na música religiosa. Por exemplo, é tema de uma canção do grupo Livres para Adorar, banda de rock cristão de São Paulo formada em 2005. Há também o exemplo de “Majestade Santa”, uma canção bem famosa e que está presente no DVD Porque Sois Fortes, do cantor gospel Davi Silva.

Tem também a banda cristã de canto congregacional Voz da Verdade, que lançou o álbum Majestade em 1996, um dos trabalhos mais bem elogiados do conjunto formado em 1978.

Há também a Majestade do Samba, alcunha carinhosa da escola de samba carioca Portela, uma das mais tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro.

Majestade no estômago

É muito comum usar a palavra para nomear estabelecimentos comerciais, sendo um dos mais famosos o Majestade Restaurante e Pizzaria, que fica no bairro Olaria, no Rio de Janeiro.

O mesmo vale para alimentos, como o salame Majestade, bastante conhecido, em especial no Sul do Brasil. De tipo italiano, ele é produzido em Sananduva, no Rio Grande do Sul, embora tenha representantes da marca em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

O significado de Majestade está na categoria Significados