Significado de Meio-termo

O que é Meio-termo

Meio-termo é uma expressão que corresponde àquilo que está na metade do caminho, podendo ser também considerada uma atitude moderada da parte de uma pessoa em relação a uma determinada discussão ou ainda a ocorrência de um equilíbrio entre as duas partes inicialmente discordantes.

O significado de meio-termo parte da união das duas palavras, que formam um substantivo composto. Vale dizer que esta unidade semântica é escrita com hífen. Por isso, se alguém perguntar se o correto é meio termo ou meio-termo, o certo a dizer é meio-termo, com hífen.

O meio-termo é o resultado de um equilíbrio entre dois polos distintos, isto é, aquilo que está situado no meio, entre os dois extremos. Tal expressão é entendida como uma moderação em relação a alguma coisa, representada por uma atitude ou posicionamento equilibrado. Um exemplo que podemos citar é a seguinte frase: “É necessário que haja um meio-termo entre o comportamento formal e informal na rotina de trabalho esta empresa”.

Em uma conversa em que os dois lados discordam, quando se falava que se alcançou um meio-termo é porque se conseguiu chegar a um consenso entre as pessoas que se colocavam em posições contrárias.

Vale dizer que, na língua inglesa, a expressão meio-termo pode ser traduzida por compromise. Em outros usos desta expressão, é muito normal utilizar as expressões inglesas middle course, middle way ou ainda half term.

No entanto, o “meio-termo” também pode indicar indecisão. Nesse sentido, a utilização de meios-termos indica que a pessoa não fala algo concreto pois não quer se comprometer com nenhuma das duas partes da discussão. Essa é também uma expressão muito utilizada no ambiente político, como no exemplo a seguir: “O discurso do deputado ficou no meio-termo. Nem concordou com a bancada, nem discordou do presidente da Câmara”.

Entre os sinônimos de meio-termo temos: sobriedade, comedimento, moderação modéstia, equilíbrio. Como meio termo de sinônimo podemos considerar ainda a palavra “metade”.

Plural de Meio-Termo

Importante salientar que o plural de meio-termo é meios-termos. Isso porque a expressão é criada pela união de um numeral, o “meio” e um substantivo, o “termo”. Por esta regra tal construção deve concordar com todos o os elementos que fazem parte dela.

Meio-termo de Aristóteles

Reflexões relativas à expressão “meio-termo” produziu uma doutrina elaborada pelo filósofo grego Aristóteles Segundo o pensador, o meio-termo seria o estado ideal de vida em sociedade, em que os extremos (vícios) são condenáveis e que o equilíbrio deveria ser buscado em todos os momentos pelas pessoas.

O significado de Meio-termo está na categoria Significados