Significado de Mitigar

O que é Mitigar

Mitigar é uma palavra que tem origem no latim, a língua mãe do idioma português, sendo proveniente de “mitis”, que tem o significado de suave, ou macio, juntando-se a raiz do vergo “agere”, com o significado de fazer, de agir.

O que é mitigar?

Mitigar é um verbo transitivo direto, ou verbo pronominal, que tem como significado o ato de diminuir a intensidade de algo, fazer com que fique mais branco, calmo ou relaxado.

O substantivo usado na língua portuguesa para o verbo mitigar é mitigação, existente no dicionário, embora muito pouco utilizado no vocabulário normal das pessoas.

Com o sentido de reduzir ou moderar os atos e sentimentos de uma pessoa, mitigar tem o sentido de fazer com que uma pessoa fique mais calma, possa se expressar de forma melhor, reduzindo seus sentimentos de raiva, de ira, de um comportamento fora dos padrões normais quando tratamos de relacionamentos interpessoais.

Quando falamos em mitigar os sofrimentos físicos de uma pessoa doente, estamos buscando meios de reduzir dores, melhorar o estado de saúde, fazer com que o doente sinta-se melhor.

Na área jurídica, o verbo mitigar é aplicado para buscar a redução do impacto final na redução de uma penalidade criminal, por exemplo, ou também pode ser usado para reduzir as consequências ou para suavizar os danos provocados a partir de informações e de depoimentos num processo penal, mitigando a situação do réu.

Mitigar riscos, de uma forma geral, é uma expressão utilizada com a ideia de precaução sobre uma determinada situação, reduzindo, abrandando e tomando os cuidados necessários com relação a algo que poderia se tornar muito mais prejudicial se alguma atitude não seja tomada com o devido cuidado.

No idioma inglês, o verbo mitigar pode ser traduzido como “mitigate”, lembrando muito a palavra em português, indicando a influência que teve o latim sobre a língua inglesa, no tempo da conquista da Inglaterra pelo Império Romano.

Sinônimos de mitigar

A palavra mitigar, como dissemos, é muito pouco conhecida na linguagem popular. Geralmente é substituída por seus sinônimos, como aliviar, atenuar, desapoquentar, pacificar, serenar, sossegar, tranquilizar, abrandar ou amansar.

O significado de Mitigar está na categoria Significados