Significado de Modéstia

O que é Modéstia

Modéstia é um substantivo feminino com origem na palavra modestia, que vem de modestus, que significa “moderado, que tem limites, sóbrio”.

O que é Modéstia:

O significado de Modéstia é o ato de moderar os comportamentos humanos, como a luxuria e a vaidade. Isso quer dizer que ser modesto é ser isento de qualquer luxo ou vaidade – o que pode ser relativo ao indivíduo ou sobre suas conquistas.

Para uma pessoa modesta, esses sentimentos são desnecessários e prejudiciais para alguma ação ou projeto em desenvolvimento.

Uma pessoa que pratica modéstia é denominada de modesto – é aquele que se posiciona entre a humildade e a vaidade. Pode ser visto como uma pessoa simples, humilde e despretensiosa, que evita falar sobre si mesmo.

A modéstia é vista como uma qualidade de cunho positivo – está dentro dos padrões éticos e morais que são definidos pela sociedade.

Pretensão e vaidade são antônimos de modéstia: mostra que há um valor excessivo dado sobre si mesmo, tanto por suas ações ou conquistas.

Modéstia à parte

Modéstia à parte é uma expressão bem comum em nosso vocabulário. É usado especialmente quando se deseja valorizar alguma ação ou conquista pessoal, mas sem soar vaidoso ou pretensioso, ou seja, é utilizada de modo que não passe para as outras pessoas a má impressão que está sendo soberbo.

Pode ser utilizada para afirmar algum ponto forte, mas não indicando que é considerado o melhor de todos nesse caso.

Exemplos:

“Modéstia à parte, mas minha filha recebeu uma menção honrosa na faculdade por suas notas altas.”

“Eu lido muito bem com o público, modéstia à parte.”

Falsa modéstia

Falsa modéstia denota quando alguém finge ser modesto – isto é, quando alguém possui vontade de se vangloriar de suas ações ou comportamentos mas de forma disfarçada.

Falsa modéstia é usada para conseguir os elogios de outras pessoas, onde o “falso modesto” tenta se diminuir para depois logo se engrandecer.

Se alguma pessoa com falsa modéstia não é elogiada, ou seja, não obtém o resultado desejado, esta pode se sentir frustrada e até menosprezada.

Modéstia e pudor

Pudor e modéstia são dois conceitos intimamente ligados, especialmente na opinião de doutrinas religiosos, como a religião católica.

O pudor se trata de um sentimento de timidez ou vergonha sobre aquilo que é particular ou íntimo.

Pode-se afirmar que modéstia e pudor estão interligadas quando há uma vontade íntima de realizar ou expressar algo, mas que não deve ser feito por questões culturais ou até mesmo religiosas – pois é visto como inadequado.

O significado de Modéstia está na categoria Significados