Significado de Nêmesis

O que é Nêmesis

Nêmesis ou Némesis, é uma palavra que tem sua origem no grego antigo e é atribuída a uma Deusa da segunda geração, ela também é derivada do termo "némo" que remete a "distribuir". A expressão teve vários significados ao longo da história e atualmente o significado de nêmesis é indignação justificada ou vingança.

Nêmesis também é usada para representar um estado de contrariedade, um fenômeno que tende a equilibrar a balança ou uma força oculta agente da vingança e do castigo. Nêmesis também remete a ideia de um objetivo que não se consegue alcançar. Principalmente na cultura inglesa, Nêmesis afigura um rival poderoso ou até mesmo um arqui-inimigo muito difícil de ser superado ou a uma pessoa que é totalmente oposta a outra.

A palavra Nêmeses também é comumente usada pelas mídias de entretimento para nomear personagens como, por exemplo, no filme Percy Jackson e os Olimpianos, baseado na obra literária de Rock Riordan. Também é muito usada em franquias de jogos, em filmes, histórias em quadrinhos, livros da Capcom Resident Evil e nos Universos da Marvel que pertence a Walt Disney Company.

Nêmesis na mitologia grega

Na mitologia grega Nêmesis era considerada a deusa da vingança, cuja responsabilidade era castigar o comportamento humano. Segundo a crença, Nêmesis era responsável por trazer harmonia ao mundo de várias formas: punindo os homens infiéis e que quebravam as leis ou trazendo miséria a quem era extremamente rico, mas egoísta. Ela também se opunha ao sentimento de orgulho e arrogância, além de defender aqueles que foram injustiçados, sendo punidos por crimes que não cometeram.

A divindade era representada essencialmente na forma alada, tão bonita quanto Afrodite, com um véu ou uma coroa. Autores, como Hesíodo, defendem que Nêmesis seja filha de Èrebo e Nix e outros registraram que ela seja filha de Zeus e Têmis.

A deusa Nêmesis era tão bela, segundo a cultura grega, que acabou chamando a atenção de Zeus. Mas como Nêmesis não queria se relacionar com ele, transformou-se em um ganso, mas Zeus em busca de seu propósito também se transformou em um cisne, conseguindo assim a união. Do fruto dessa relação nasceram Helena de Esparta e Pólux que vieram ao mundo através de um ovo posto por Nêmesis.

Nêmesis e astronomia

No campo da astronomia Nêmesis denomina uma estrela hipotética, ou seja, sua existência não é cientificamente aceita. Essa teoria procura comprovar que o sistema solar funcione de maneira binária e Nêmesis seria uma estrela em orbita com o Sol. A estrela Nêmesis que seria uma anã marrom, milhares de vezes mais distante que Plutão, jamais foi vista. Em 2015 a teoria foi considerada falsa por cientistas.  

Mas mesmo assim, muitos acreditam que Nêmesis seja a responsável por várias catástrofes que podem ocorrer a cada 26 milhões de anos, que é o período em que ela leva para fazer sua órbita em torno do sol. Devido a esse fato, ela é considerada a gêmea maligna do sol, justamente por quase exterminar a vida na Terra durante sua passagem.

O significado de Nêmesis está na categoria Significados