Significado de Nhenhenhém

O que é Nhenhenhém

Nhenhenhém é uma expressão popular do idioma português que tem o significado de papo furado e conversa mole, e também é usado para indicar quando alguém está falando demais.

A expressão nhenhenhém tem origem no tupi, assim como várias outras expressões da língua portuguesa que possuem origem indígena. Ela é proveniente da palavra "nhe'eng", que significa "falar".

Na época da colonização, os portugueses que chegaram ao Brasil tentaram se comunicar com os índios, mas ambos não conseguiam se entender pela grande diferença entre o idioma português e o tupi.

Por essa grande dificuldade em entender o que os portugueses diziam, os índios ficavam sem paciência para querer conversar com eles e consideravam aquela falação interminável, o que chamavam de "nhe'eng nhe'eng nhe'eng" ou "falar falar falar".

De tanto ouvir os índios dizerem isso, a expressão foi herdada pelo português e com o passar do tempo, os brasileiros foram dizendo "nhenhenhém". O significado permaneceu o mesmo de falação e conversa chata e sem fim, e essa expressão também é muito utilizada por quem já não aguenta mais ouvir o papo furado ou as reclamações dos outros. Nesse último sentido, a expressão geralmente usada é "deixe de nhenhenhém", ou seja, "pare de reclamar".

Nhenhenhém aparece na canção de mesmo nome da atriz Maisa Silva, como nos trechos "Nhem nhem faz o vizinho, nhe nhem o bebê / Nhem nhem o motorista, e também eu e você / Alguém buzinando no ouvindo nhem nhem / E quem tá em volta para respira e conta até cem".

O significado de Nhenhenhém está na categoria Significados