Significado de Obsoleto

O que é Obsoleto

Obsoleto é um adjetivo de língua portuguesa que surgiu a partir da palavra latina obsoletus. No inglês, a palavra equivalente é o adjetivo obsolete.

O significado de obsoleto é desatualizado. Assim, pode ser caracterizado com o adjetivo obsoleto tudo aquilo que já está ultrapassado, fora de uso, antiquado, arcaico.

Pode ser classificado como obsoleto tudo aquilo que, com o passar do tempo, é substituído por outra coisa que tem a mesma função e que é mais moderna.

É muito frequente que as pessoas apresentem dúvidas a respeito da maneira correta de se escrever a palavra obsoleto. A maior delas é se o correto é escrever obsoleto ou absoleto. Só há uma forma correta da palavra obsoleto e, sendo assim, absoleto está errada.

Podem ser sinônimos de obsoleto: antiquado, arcaico, ultrapassado. Por outro lado, podem ser utilizados como antônimo de obsoleto: moderno, atual, atualizado, usual.

No mundo pós Revolução Industrial, a obsolência é um processo muito rápido. Obsolência é o fenômeno de atualizar aparelhos e substituí-los por outros mais novos, tornando os antigos obsoletos. Essa obsolência é muito forte em especial com dois produtos: computadores e celulares. As tecnologias avançam com muita rapidez e, muito pouco tempo após o produto chegar às lojas já há um novo que o torne obsoleto.

Esse fenômeno muitas vezes é fruto da obsolência programada. A obsolência programada é um plano, uma decisão do produtor de desenvolver, fabricar e distribuir – de propósito – um produto que se tornará obsoleto ou não-funcional após determinado período de tempo, o que obriga o consumidor a comprar a nova geração. Esse fenômeno de obsolência programada é muito comum no capitalismo e surgiu nas décadas de 30 e 40, sob o nome de descartalização.

Assim, torna-se um produto obsoleto de propósito para que ele fique fora de uso e, assim, seja substituído por outro produto que seja mais ágil, mais preciso ou mais eficiente.

O significado de Obsoleto está na categoria Significados