Significado de Ocaso

O que é - Ocaso

Ocaso é o substantivo que designa o momento em que o sol se esconde todos os dias no fim da tarde a oeste no horizonte, o mesmo que pôr-do-sol. O antônimo de ocaso é aurora, o momento em que o sol nasce todos os dias no fim da madrugada.

Crepúsculo é o nome do momento característico do dia decorrênte do ocaso, quando o céu toma uma coloração toda especial em tons de laranja, rosa e vermelho; a luz do sol cria um efeito de contraste em tudo o que toca; os pássaros se dirigem aos seus ninhos e a luz do dia vai pouco a pouco se desvanecendo, dando paulatinamente lugar à escuridão da noite.

Por extensão, podemos identificar ocaso também como sinônimo de ocidente. Assim, ao nos referirmos ao ponto cardeal onde o sol se põe, ao invés de dizermos oeste ou o poente, podemos dizer o ocaso.

Num outro sentido, derivado de seu sentido original, podemos usar também a palavra ocaso para se referir à decadência, fim ou declínio de algo ou alguém. Nessa mesma prestativa, ocaso pode ser ainda sinônimo de ruína ou morte.

Podemos dizer, por exemplo, que o ocaso do Império Romano começa com as invasões bárbaras, ou seja, é com as invasões bárbaras que começa o período de declínio do império que culminará com o seu fim no século V.

Uma pessoa que está com 90 anos está no ocaso de sua vida; um jogador de futebol de 33 anos está no ocaso de sua carreira e assim por diante.

O significado de Ocaso está na categoria Significados