Significado de Ora Bolas

O que é Ora Bolas

Ora bolas é uma gíria de origem portuguesa, bastante popular também no Brasil que serve como uma exclamação. Quem utiliza a gíria ora bolas está manifestando seu enfado, irritação, descontentamento, menosprezo, desagrado, espanto, impaciência.

A gíria é formada pelas palavras ora e bolas. Podemos entender “ora” como espanto, desinteresse, desconfiança e bolas como uma gíria que é usada em Portugal com o significado de indivíduo sem ocupação, sem préstimo, como aparece na obra Volfrâmio do escritor português Aquilino Ribeiro (1885 – 1963).

O termo “ora”, pode aparecer ainda com outros significados. Ora pode ser usada para introduzir uma explicação, como no caso de um silogismo, onde ora serve como introdução de sua primeira premissa. Pode aparecer como uma locução conjuntiva que expressa alternância, como em “ora chove, ora faz sol”. Ou ainda como um adverbio significando o mesmo que “agora”.

No caso de “bolas”, a palavra não tem o mesmo sentido de gíria que tem em Portugal, apesar de o substantivo bola aparecer em algumas gírias brasileiras como em “baixar a bola”.

Ora bolas também é o nome de uma música da dupla de música infantil Palavra Cantada.

Exemplos de Frases Com o Uso de Ora Bolas

Como a gíria “bolas” não pertence ao léxico brasileiro, para um melhor entendimento da expressão “ora bolas” podemos recorrer a utilização de algumas frases como exemplo de seu uso:

“Ora bolas, quantas vezes mais terei que dizer pra esses moleques que eu não quero ninguém jogando bola aqui na frente da minha casa”.

“Eu já fiz de tudo, ora bolas, o que mais você quer que eu faça para você acreditar no amor que eu tenho por você?”

“Ora bolas, eu não fico mais nesse país, é tanta notícia ruim, corrupção, decepção que eu vou me mudar para o Brasil, lá dizem que as coisas estão bem melhores”.

O significado de Ora Bolas está na categoria Significados