Significado de Orgulho

O que é - Orgulho

Orgulho é uma palavra cujos significados, ou melhor colocado como uma das definições - pode ser classificada como arrogância, vaidade ou amor-próprio excessivo, muitas vezes dissimulado por causas nobres.

Esse termo tem seu significado derivado da palavra orgull, um termo utilizado para definir pessoas com um conceito exagerado de si mesmo. Outras definições desse termo são: brio, dignidade, pundonor, vaidade, arrogância, etc.

Dependendo do contexto em que se encaixa ou o conceito filosófico que se utiliza para analisar a situação, o termo orgulho pode ser utilizado como algo negativo e pejorativo ou positivo e inspirador. Essa divergência é frequentemente utilizada na literatura, onde o conceito é usado de ambas as formas nas mais variadas histórias.

Vendo do ponto de vista negativo, o orgulho é um sentimento excessivo de entusiasmo sobre si mesmo, considerando suas atitudes e decisões inteligentes e certeiras. Sentimentos como altivez, soberba, arrogância e vaidade são características negativas de pessoas acometidas pelo orgulho que podem levá-las a menosprezar as demais. Essa definição refere-se à falta de humildade de uma pessoa, já que a mesma valoriza a si mesma sem importar-se com os sentimentos dos demais.

Para a Igreja Católica, o orgulho é considerado um dos sete pecados capitais descritos por São Tomás de Aquino, um importante filósofo e religioso que tentou usar a filosofia para demonstrar e divulgar largamente os princípios de sua fé.

Atualmente existe uma diferença básica entre as palavras “orgulho” e “soberba”. Orgulho possuí características boas e ruins, porém, soberba refere-se apenas a características negativas.

Já o orgulho visto do lado positivo refere-se à humildade e dignidade. O pensamento positivo do termo tem origem latina, relacionado aos valores morais de cada ser e a sua vontade de viver plenamente com base nesses valores. Ou seja, esse orgulho é a satisfação de uma pessoa ao conseguir manter suas características básicas. O orgulho hétero e o orgulho LGBT são exemplos desse conceito.

Seguindo esse contexto, uma humilhação ou falha pela qual a pessoa tem que passar se caracteriza como orgulho ferido.

Orgulho e preconceito

Orgulho e Preconceito é um romance publicado pela primeira vez no ano de 1813, sendo mundialmente famoso. Foi escrito pela autora britânica Jane Austen. Posteriormente, no ano de 2006, foi realizada uma adaptação cinematográfica da obra.

Essa obra literária é considerada um dos melhores romances já escritos e publicados na literatura mundial.

A trama segue a jornada da personagem principal Elizabeth Bennet, ao tentar vencer os obstáculos culturais que aparecem para se a opor as suas escolhas (tendo em base sua posição social) em uma sociedade baseada no sistema aristocrática da Inglaterra no século XIX.

Nesse livro, a autora Jane Austen procura realizar uma crítica contra a futilidade, desigualdade e minimização das mulheres por meio da voz da protagonista, vista por muitas mulheres da época e mesmo atualmente como um dos primeiros exemplos de representação de uma heroína admirada. Ponto interessante é a sutil observação da definição do orgulho como algo positivo ou negativo no decorrer da trama.

Logo depois, um filme com base no livro foi lançado, retratando a história nas telonas! Por sinal, um belo filme para os fãs de romance.

O significado de Orgulho está na categoria Significados