Significado de Ossos do ofício

O que é Ossos do ofício

Ossos do Ofício é uma expressão popular brasileira.

O que é Ossos do Ofício:

O significado de Ossos do Ofício pode ser descrito como uma expressão que faz referência a uma situação ou atividade desagradável que um profissional se vê obrigado a realizar, pois é inerente de sua profissão ou a uma determinada tarefa.

Essa situação ou atividade pode ser impelida tanto por juramentos, como contratos, bem como pela consciência moral.

Como ofício, pode significar tanto uma ocupação profissional como folha de papel. Antigamente, o processo de produção do papel contava com o pó de tutano para que o papel ficasse branco. O tutano é uma substância encontrada no interior dos ossos e, até algumas décadas atrás, era usado como alvejante graças as suas propriedades.

Pela demora e por ser bem trabalhoso, o processo de clareamento do papel foi o incentivador da criação da expressão “ossos do ofício”, designando toda e qualquer atividade que demandasse alguma dificuldade ou esforço para que o exercício de uma profissão fosse exercido.

Assim, a palavra “ossos” na expressão indica a dificuldade ou mesmo quando um indivíduo não quer fazer algo, mas precisa. Mesmo sendo uma tarefa incômoda ou que demanda um esforço extra, ela não pode ser abandonada, pois faz parte do ofício.

Alguns exemplos de situações que podem ser apontadas como “ossos do ofício” são:

  • Policiais que se arriscam diariamente para combater o crime,
  • Enfermeiros entrando em contato direto com pacientes com doenças contagiosas,
  • Advogados contratados para defender réus que são comprovadamente culpados de determinado crime,
  • Motoboys ou entregadores que precisam fazer suas entregas mesmo embaixo de chuva,
  • Médicos que precisam realizar plantões exaustivos ou aqueles que estão em escalas para dias de feriados, como o Natal e Ano Novo.

Outra situação “ossos do ofício” para os médicos é quando há ligações de madrugada informando emergência e solicitam a presença do profissional.

O significado de Ossos do ofício está na categoria Significados