Significado de Otimista

O que é Otimista

Otimista é aquela pessoa confiante, esperançosa e positiva que sempre acredita que tudo pode dar certo em sua vida, haja o que houver. Ou seja, ainda que possa passar por situações de grandes dificuldades ele ainda consegue acreditar que sempre haverá uma solução para tudo.

Gramaticalmente falando, é uma palavra comum de dois gêneros, ou seja, ela serve para fazer referência tanto ao sexo masculino quanto feminino. Por exemplo: “O otimista estava certo de suas convicções” ou “A otimista estava certa de suas convicções”.

Ser uma pessoa otimista é conseguir enxergar o lado bom de todas as situações da vida. Ela sempre vai conseguir destacar os pontos positivos de cada momento, mesmo com tudo conspirando contra, ela continuará esperançosa de que haverá sempre alguma solução para aquele problema.

Em contrapartida, temos o pessimista, que é o oposto de tudo que o otimista acredita. O pessimista só enxerga o lado negativo de tudo e de todos, não consegue imaginar que possa haver solução para os seus problemas. É uma pessoa que reclama demais e não tem expectativas positivas.

Ele só consegue ver o pior em todas as situações, até mesmo nas coisas mais banais. Tem uma tendência a pegar problemas de outras pessoas e colocar como se fossem delas.

Alguns sinônimos para a palavra pessimista:

·         Cético;

·         Incrédulo;

·         Derrotista;

·         Descrente.

O otimismo pode ser considerado uma filosofia de acordo com o filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz, que disse que o universo sendo criado por Deus poderia ser mais fácil de conciliar o bem do que o mal, ou seja, o que faz dele “o melhor dos mundos possíveis”.

O escritor inglês Thomas Morus, escreveu o livro chamado “Utopia” em 1516. O nome completo de sua obra é Libellus vere aureus, nec minus salutaris quam festivus, de optimo rei publicae statu deque nova insula Utopia (Sobre o melhor estado de uma república e sobre a nova ilha de Utopia), que foi divida em duas partes. Nela o autor tem uma visão otimista de uma realidade até então distante da vivida por ele naquela época. Morus idealizava uma terra onde não havia diferenças, tudo era organizado e existia um estado preocupado com o bem estar das pessoas e onde todos adorariam viver.

O significado de Otimista está na categoria Significados