Significado de Oxum

O que é Oxum

Oxum é um substantivo feminino. O termo vem da Língua Iorubá, derivando-se do Rio Osun, localizado entre Ijexá e Ijebu, na Nigéria.

O significado de Oxum está relacionado a um orixá feminino. Oxum é a rainha da água doce, dos rios e das cachoeiras. Oxum também é cultuada como orixá da riqueza, do amor, da beleza e da prosperidade pelo candomblé e umbanda, duas religiões de origem africana.

Oxum foi a segunda mulher de Xangô, mas também viveu com Exu, Ogum, Orunmilá e Oxóssi, conforme vários mitos. Filha de Iemanjá e Oxalá, de acordo com a mitologia africana, Oxum também é chamada de Oloxum.

Este orixá procura ser a fonte de auxílio para as pessoas que buscam sucesso na área amorosa ou financeira, afinal ela é responsável pelas uniões. Ainda, Oxum é denominada como a “Senhora do Ouro”, sendo geralmente representada pela cor amarela.

Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, sendo que esta é procurada pelas orações de mulheres que querem engravidar e também para protegê-las durante a gestação. Além disso, Oxum protege os recém-nascidos e as crianças até que cheguem no momento em que conseguem falar.

No Brasil, os adeptos de Oxum fazem uso de colares de contas de vidro de cor amarelo-ouro e vários braceletes de latão. Sábado é o dia estabelecido para consagrar Oxum, e, como na África, ela é saudada através da expressão “Ore Yèyé o!”.

O templo sagrado de Oxum se encontra no Bosque Sagrado de Osun-Osogbo e é Patrimônio Mundial da UNESCO há 12 anos, situado na cidade de Osogbo, na Nigéria. O próprio Festival de Oxum também tem como palco a cidade de Osogbo.

Este bosque é uma floresta tida como sagrada que está localizada às margens do rio Osun.

Figura de Oxum

O arquétipo de Oxum é de uma mulher elegante e graciosa e que tem adoração por roupas, joias e perfumes. Na figura de Oxum, ela carrega um espelho em sua mão. Oxum ainda simboliza as mulheres que possuem charme e beleza, que são voluptuosas e sensuais, mas mais reservadas que Oiá.

Vale frisar que há muita confusão existente entre Oxum e Oxumarê, embora com nomes de início semelhantes, ambas são divindades diferentes.

O elemento de Oxum é a água. Os cultos em homenagem a Oxum são normalmente arranjados em rios e cachoeiras.

Sua comemoração anual acontece em 8 de dezembro e as oferendas são as rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.

Na Bahia, Oxum é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. Em outras regiões do país, ela é tida como Nossa Senhora da Conceição (que tem sua celebração também em 8 de dezembro) ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Ou seja, cada orixá está associado com um santo da Igreja Católica. Nesse caso, Oxum é, portanto, Nossa Senhora da Conceição. Curiosamente, há a tradição de montar e enfeitar para o dia de Natal (tal como aprontar a árvore e outras decorações) justamente neste dia.

O significado de Oxum está na categoria Significados