Significado de Panelinha

O que é Panelinha

Panelinha é o diminutivo do substantivo feminino panela e tem, como significado, conluio, conspiração ou grupo restrito, mas também pode se estender a igrejinha.

O termo ou gíria é empregado para se referir a um grupo fechado de pessoas que compartilham dos mesmos ideais ou objetivos, que tanto podem ser bons quanto ruins e não permitem a entrada de novas pessoas.

Em outro sentido, pode também se referir a um grupo de pessoas que possuem grande afinidade e são assim muito próximas. Entretanto, em um sentido pejorativo, o termo é atribuído a tramoia ou cilada quando este mesmo grupo se une com o intuito de prejudicar alguém lhe dando algum tipo de golpe.

Já, na política, é utilizado para se referir a lobby que, nada mais é do que pressionar ou influenciar alguma pessoa ou área por meio de um trabalho em grupo.

Na área doméstica, panelinha se refere a uma pequena panela que é utilizada para a preparação de algum alimento. É também o nome de um site criado pela Rita Lobo em 2000 onde ela ensina como fazer pratos saudáveis e oferece várias dicas para os diversos pratos.

Devido ao sucesso do site, Lobo lançou um livro em 2012 com o mesmo titulo do site “Panelinha: Receitas que funcionam” pela Editora Senac. Esta obra foi sugerida pelo “Guia Alimentar para a População Brasileira” onde oferece várias sugestões práticas.

Outro site que leva como nome o termo é o “e-panelinha” que é uma comunidade de networking criada em 2002 e divulga as maiores oportunidades na área de Tecnologia da Informação. Desta forma, é um canal que liga as empresas e os profissionais através de oportunidades como estágio, trainee e vagas de emprego.

O significado de Panelinha está na categoria Significados