Significado de Patrono

O que é Patrono

Patrono é um substantivo masculino. O termo vem do Latim patronus, que significa “defensor dos plebeus” em Roma.

O significado de Patrono é, de maneira geral, uma designação para uma personalidade que defende algum ponto de vista ou causa, protetor ou zelador.

Um exemplo é uma pessoa célebre ou conhecida que patrocina, favorece e protege um indivíduo, uma organização, uma classe profissional, entre outros.

No âmbito religioso, o patrono é também denominado de padroeiro, pois é um santo protetor de uma confraria ou congregação, ou seja, é algum santo que defende determinado grupo de pessoa ou alguma situação específica.

Na área militar, o patrono é uma figura heroica que é escolhida para defender uma unidade, além de aconselhar e direcioná-la.

O Almirante Joaquim Marques Lisboa – o Marquês de Tamandaré – é o Patrono da Marinha do Brasil.

O termo patrono é muito popular por se tratar do padrinho de uma turma de formandos. O patrono, nesse caso, é homenageado durante a cerimônia de colação de grau, pois ele foi uma referência pessoal e/ou profissional para estes formandos, que decidiram mostrar reconhecimento por seu trabalho e pela inspiração proporcionada.

Se for mulher a homenageada da turma, ela se chamará patronesse.

Patrono é uma palavra muito conhecida na série literária da autora J. K. Rowling, Harry Potter. O Feitiço Patrono (o expecto patronum) é um dos encantos mais favoritos dos fãs, também sendo um dos mais poderosos conhecidos do mundo mágico criado, pois serve de defesa primária contra os dementadores. O feitiço é complicado e difícil de ser evocado, pois exige uma enorme e tangível força de energia positiva, que seria o Patrono (ou o guardião espírito).

Na obra, o protagonista – Harry- tem como patrono um cervo, enquanto que seus melhores amigos, Hermione e Rony possuem, respectivamente, uma lontra e um cão.

Patrono e paraninfo

Juntamente com o patrono, o paraninfo é uma figura importante durante a colação de grau dos formandos, já que também se caracteriza como um título de honra que se atribui para um profissional ou professor que se destaca dentro da área acadêmica destes alunos.

O paraninfo (ou a paraninfa) seria como um padrinho (ou madrinha) dos formandos, com um notório saber acadêmico, padrão de referência nesta área de conhecimento e com reconhecida competência. Ele serve para a turma que está a se formar como um conselheiro.

O significado de Patrono está na categoria Significados