Significado de Per se

O que é Per se

Per se é uma expressão que está diretamente ligada a por si, por si só ou por si mesmo. Essa expressão, que é comumente usada no âmbito do direto ou na disciplina de filosofia, indica que será realizada uma análise de um fato ou objeto de estudo sem considerar outras variáveis.

Para melhor entendimento, selecionamos algumas aplicações dessa expressão:

  • Aqueles dados não diziam nada per se, mas quando combinado com outros, foram transformados em ótimas informações.
  • Uma caneta não era perigosa per se, mas quando combinado com o fator violência, pode se transformar em uma arma perigosa.

Também é comum vermos o uso da expressão "per se stante", que nada mais é do que uma variação do "per se" e tem o mesmo significado que "por si próprio", porém tem sua variável no latim.

Veja também o significado de Erudito.

Per se ou per si

Apesar de a expressão per se ser usada com mais frequência, alguns dicionários também compreendem as expressões per si e de per si, que significa um objeto usado de modo isolado, ou seja, cada é um utilizado de cada vez ou intrinsecamente.

O uso de ambas as expressões estão corretas. As expressões per se ou per si são modelos em que a preposição per faz parte das outras preposições em uso.

Portanto, é possível notar na gramática brasileira algumas contrações ou variações dela, como as preposições pelo, pela, pelos, pelas que também dão o mesmo sentido ou justificam o uso de per se ou per si.

O significado de Per se está na categoria Significados