Significado de Performance

O que é Performance

Performance é um termo que chega à língua portuguesa derivado de uma palavra latina composta por justaposição, a palavra performare. A palavra latina é formada pelo verbo formare e pelo prefixo per. O verbo formare tem o sentido de “dar forma” e o prefixo per tem o sentido de um movimento realizado através de algo.

O que é Performance

Performance é uma palavra que possui escrita igual ao português mesmo em língua inglesa. Em português, o verbo equivalente é “performar”, enquanto em inglês, o verbo é “to perform”. O significado da palavra performance é realização, façanha, feito ou mesmo desempenho.

A palavra performance pode ser utilizada em diferentes contextos. Uma possibilidade bastante comum é o uso de performance referindo-se ao desempenho de algum artista, como ator, músico ou dançarino.

Performance também pode dizer respeito ao trabalho de um atleta ou mesmo de uma equipe de qualquer espécie.

Também é comum utilizar a palavra performance para se referir ao funcionamento de um software, assim, é possível dizer se a performance é boa ou ruim.

Por fim, com mecanismos motorizados, como carros, fala-se em performance ao se referir à eficiência que o motor tem ao buscar alcançar o resultado desejado.

Performance arte

Performance arte – ou performance artística – é o nome dado a uma forma de expressão artística que surgiu em meados da década de sessenta.

Essa forma de expressão pode incluir diversos tipos de arte misturados, como música, teatro e poesia.

A performance arte não era um evento ensaiado por seus artistas, mas algo espontâneo e improvisado, podendo ou não incluir um público.

Os artistas realizadores de performance arte podem ser conhecidos como performers, um termo emprestado da língua inglesa.

Foram nomes ligados à performance arte: Flávio Carvalho, Frederico Nasser, Carlos Fajardo, Grupo Rex, Nelson Leirner e José Resende.

O significado de Performance está na categoria Significados