Significado de Poema

O que é Poema

Poema é um substantivo masculino. O termo tem origem na palavra grega poein, que significa “fazer, compor”.

O que é Poema:

O significado de Poema é uma criação literária que faz parte do gênero da poesia. O poema é um gênero textual, que é apresentado normalmente em parágrafos através do significado das frases, separado em versos ou estrofes – raramente em prosa.

Como característica, o poema tem como estrutura, além dos versos, a rima, a métrica e as estrofes – mas não obrigatoriamente.

O poema tem como objetivo manifestar sentimentos e emoções e pode estar presente em todas as classes literárias. 

Poema e poesia são diferentes. Enquanto que a poesia é um gênero que trata de sentimentos internos, paixões, com linguagem emocional do indivíduo e de seus conflitos, sendo visto como uma arte ou filosofia, o poema procura expressar esses sentimentos através de um texto.

Um poema, portanto, tem extensão variável, podendo expor diversos temas ao longo do texto. Há enredo e ação, desenvolvido por meio de uma linguagem que irá sensibilizar e emocionar o leitor.

O poema é fortemente ligado com a música, a beleza e a arte, sendo que suas raízes históricas remontam da literatura grega – que possui uma enorme importância em composições literárias de variadas culturas e épocas. Até a Idade Média, os poemas costumavam ser cantados, e somente tempos depois foi desprendido do acompanhamento musical.

Na Grécia Antiga, as produções literárias eram chamadas de poemas e faziam parte dos gêneros lírico, épico e dramático. Consideram-se como primeiros textos épicos do Ocidente os poemas de Homero em suas duas obras grandemente conhecidas: Ilíada e Odisseia.

O poema lírico originou-se do canto ao som de lira – um instrumento musical que era utilizado para cantar os poemas – e, consequentemente, originou o gênero lírico. Desse modo, era mostrado os sentimentos do autor.

Dentro do poema lírico, há quatro subgêneros principais: hino, ode, elegia e sátira. Os dois primeiros (hino e ode) representam os sentimentos de alegria, felicidade, conquistas, enquanto que os dois últimos (elegia e sátira) demonstram os sentimentos negativos, como a tristeza, por exemplo.

Os poemas dramáticos eram usados para encenações, e por esse motivo, costumavam ser escritos em figura de verso.

No Brasil, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Olavo Bilac, Ferreira Gullar e outros nomes são famosos por seus poemas.

Um de grande destaque é o Soneto do Amigo, do autor Vinícius de Moraes que trata do sentimento de amizade. Isso mostra que os poemas não somente lidam com o amor, mas com outros sentimentos que fazem parte do ser humano.

O significado de Poema está na categoria Significados