Significado de Preposição

O que é Preposição

Preposição tem sua classificação como um substantivo feminino. O termo vem do Latim praepositio, que significa “ato de colocar à frente”.

Preposição é todo termo invariável faz a associação entre outras duase palavras, determinando entre elas certas relações de dependência e de sentido.

Assim, o significado de Preposição é toda palavra que promove uma relação entre dois ou mais termos de uma oração. No caso, a relação entre a preposição e as palavras é do tipo subordinativa – o que isso quer significar: o sentido entre os elementos ligados pela preposição não é separado ou individualizado, pelo contrário, o sentido da expressão é dependente da união dos elementos que a preposição conecta.

Por exemplo:

“O carro de João estava sendo guinchado.” (relação de posse)

“Fiquei com ela até que sua mãe apareceu.” (relação de companhia)

Vale frisar que o termo que está antecedendo a preposição é chamado de regente – que rege, que impõe um regime, enquanto que o termo que sucede a preposição é denominado de regido – que cumpre o regime estabelecido pelo termo antecedente.

Como dito, toda preposição é uma palavra invariável, isto é, ela não sofre flexão de gênero, número ou variação. Contudo, certas preposições combinam-se com outras palavras para que ocorra uma relação de concordância gênero e número com aquelas que se ligam.

São exemplos simples:

  • De + o: do,
  • Em + um: num,
  • Por + a: pela,
  • De + esta: desta,
  • A + o: ao.

Essa combinação é um fenômeno conhecido como contração e também é o que acontece com a crase (a fusão de vogais idênticas): à (preposição a + artigo a) e àquilo, por exemplo, que tem sua formação a partir da crase na preposição a + a primeira vogal do pronome aquilo.

É importante entender que não se deve fazer a contração da preposição “de” com o artigo que está encabeçando o sujeito de um verbo.

Note nos exemplos abaixo:

“Já é hora de a garotada sair da escola.”

“Era momento de ele embarcar.”

Classificação das preposições

As preposições são classificadas em dois tipos distintos: essenciais e acidentais.

As preposições essenciais são aquelas palavras que atuam de maneira exclusiva como preposição, isto é, que só funcionam como preposições. São elas: ante, a, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sob, trás, sobre.

As preposições acidentais são aqueles termos de outras classes gramaticais que, em determinadas situações e orações, atuarão como preposições. São elas: como, afora, conforme, durante, excesso, mediante, menos, salvo, visto, segundo.

A preposição segundo tem o mesmo significado que “conforme” e não está indicando, nesse caso, o numeral ordinal. Veja só nos exemplos:

Agiu segundo seus princípios.” (preposições)

“Consegui o segundo lugar na competição.” (numeral ordinal)

Valores das preposições

As preposições podem assumir valores diferentes. Por isso, o valor semântico pode ser verificado através da relação estabelecida em determinado contexto – veja quais são essas relações que as preposições podem indicar: tempo, lugar, modo, distância, causa, companhia, instrumento, finalidade.

Por exemplo:

“Irei a Buenos Aires nas férias.” (lugar)

“A chegada do voo era aguardada com muito atraso.” (modo)

“Estarei aí em uma hora!” (tempo)

Locução prepositiva

Locução prepositiva é quando a relação entre duas ou mais palavras é determinada por uma única palavra e não por uma expressão, com o valor de preposição.

São as principais locuções prepositivas: atrás de, abaixo de, acima de, por causa de, ao lado de, defronte a, de acordo com, até a, perto de, a par de, antes de, ao invés de, em vez de, em via de, de encontro a, graças a, junto de, etc.

O significado de Preposição está na categoria Significados