Significado de Profilaxia

O que é Profilaxia

Profilaxia é um termo utilizado na área da saúde e significa medidas de prevenção. A origem da palavra é grega e quer dizer “Cautela”.   O termo profilaxia se refere a medidas de precaução e a adoção de meios que evitem a proliferação de doenças.

Um exemplo destas medidas de profilaxia é a vacinação. As vacinas agem de maneira a imunizar o sistema imunológico devido a um primeiro contato com os causadores da doença. O sistema imunológico protege o organismo tornando-o imune.

Mesmo na antiguidade, sem ainda conhecer as causas das doenças e o que levava ao óbito, a observação era uma grande ferramenta utilizada na medicina para a constatação de medidas profiláticas.

É o caso, por exemplo, observado nas infecções pós-parto que diminuíram após um simples ato de os médicos lavarem as mãos. Isso antes mesmo da medicina ter conhecimento da existência de bactérias.

Higiene e Profilaxia

A higiene está muito relacionada com a profilaxia, uma vez que ao cuidar da higiene estamos adotando um método para evitar a proliferação de bactérias em nosso corpo.

Cuidar da pele e dos pelos do corpo mantendo-os limpos é um meio de prevenir doenças, portanto, é uma medida profilática.

Algumas Medidas Profiláticas:

Profilaxia da Malária

A malária é causada pela picada de um inseto e o modo de prevenção é feita a base de medicamentos que varia de acordo com a composição.

É necessário saber o local para onde se pretende viajar ao iniciar um tratamento para escolher a composição adequada para evitar a doença.

Exemplo de medicamentos para prevenção: Cloroquina, mefloquina doxiciclina. 

Além disso, pode-se também tomar alguns cuidados como:

  • Aplicar repelentes contra insetos.
  • Utilizar roupas que cubram pernas e braços.
  • Evitar locais próximos à água, como lagos, por exemplo.
  • Permanecer em locais com proteção nas portas e janelas para evitar a entrada de mosquitos.
  • Dormir com proteção de redes mosqueteiras.

Profilaxia Endocardite

Endocardite infecciosa, EI, é uma doença rara e sua profilaxia é realizada com antibióticos para o controle das bactérias.

No entanto, deve ser avaliado cada caso para identificar o tipo de paciente e, portanto, a medida profilática adequada ao mesmo.

Profilaxia da Dengue

Ainda não existem medicamentos ou vacinas disponibilizados pela medicina contra a Dengue.

Ela é causada por um mosquito, e a única forma de prevenção é evitando a sua proliferação. Ele se reproduz em ambientes com água parada.

Além de evitar a reprodução, também pode evitar o contato utilizando métodos adotados para a Malária.

Profilaxia Dentária

É simplesmente manter a limpeza dos dentes. A visita periódica ao dentista é justamente para verificar e corrigir algo antes de se tornar um problema.

As limpezas realizadas anualmente ou de acordo com a necessidade é para se evitar o acúmulo de resíduos nos dentes. São utilizados produtos para auxiliar a limpeza e garantir dentes mais saudáveis  e livres de cáries.

A tartarectomia é uma medida profilática que consiste na remoção do tártaro através da raspagem, evitando assim, a formação das cáries.  

Profilaxia no Xadrez

A palavra profilaxia está relacionada à prevenção e significa cautela. O termo profilaxia no xadrez se refere ao cuidado que o jogador precisa ter para vencer o seu adversário. É preciso ter cautela e avaliar o momento certo de atacar e também prevenir o ataque do adversário. 

O significado de Profilaxia está na categoria Significados