Significado de PT

O que é PT

PT é uma sigla para Partido dos Trabalhadores.

A palavra partido é um adjetivo e substantivo masculino, que deriva do Latim partitus que significa “o que partilhou, que tomou posse da sua parte”, da relação de pars “porção, parte” e portio “porção”. Além disso, vem do tema Indo-Europeu per que significa “repartir, designar”.

A palavra trabalhadores é o plural do adjetivo e substantivo trabalhador, que deriva da junção das palavras trabalho e dor.

O significado de PT é Partido dos Trabalhadores, uma sigla política para designar um partido político brasileiro. Atualmente, o PT é integrante de um dos maiores movimentos políticos esquerdistas da América Latina.

Sua fundação ocorreu em 10 de fevereiro de 1980 por um grupo de militantes opositores à Ditadura Militar, com sindicalistas, católicos ligados à Teologia da Libertação, artistas e intelectuais, em defesa do socialismo democrático. Apenas em 1982 o PT foi reconhecido como um partido político. São chamados de “petistas” os seus filiados e simpatizantes.

O partido do PT surgiu rejeitando as lideranças tradicionais do sindicalismo oficial, além de procurar colocar em prática uma forma diferenciada de socialismo democrático.

Os símbolos do PT são a estrela vermelha com uma estrela branca no centro, a estrela vermelha de cinco pontas com a sigla PT inscrita e o hino do partido. Sua atual presidente é Gleisi Hoffmann.

A sigla PT também é bastante usada para se referir ao idioma português, seja ele português de Portugal ou português brasileiro. Por esse motivo também é usado em terminologias de domínios de internet, sendo “.pt” e significando um domínio português.

Ex.: pt.savefrom.net

Além dessas utilizações, a sigla PT pode ser empregada em diversos outros contextos, e seu significado irá mudar a decorrer de seu emprego, como por exemplo o PT Crusier, um modelo de carro estilo “retrô” da Chrysler.

O significado de PT está na categoria Significados