Significado de Quorum

O que é Quorum

Quorum ­– ou quórum - é uma palavra latina e substantivo masculino, genitivo plural do pronome relativo qui, que significa “dos quais, quem”.

O significado de quórum é o número mínimo de pessoas para que uma deliberação ou sessão poderá ser válida. Ou seja, quórum é o termo utilizado para fazer referência às reuniões, assembleias e votações que tiveram ou não o número mínimo de pessoas, como:

É necessário um quorum mínimo na Assembleia Geral da Associação.”

“Não houve quorum para a alteração do nosso regimento interno.”

O termo surgiu da solução "quorum vos unum esse volemus" (“dos quais queremos que vós sejais um"), usada pelo "Justices of the quorum", um antigo tribunal britânico. Lá, os membros atuavam de modo solidário e uma decisão só seria válida se houvesse um deles na reunião.

São sinônimos de quorum:

  • Quórum
  • Número mínimo
  • Quantidade mínima

A palavra quórum não possui antônimos.

O quórum pode ser divido em duas categorias: a maioria simples e a maioria absoluta. Na maioria simples, a maioria das pessoas devem estar presentes para que a maioria dos votos tenha valor. Já na maioria absoluta, o número de votos não pode ser ultrapassado.

Ainda há também o quórum qualificado, que é nada mais nada menos do que o quórum que é maior que a maioria simples, sendo então o mesmo que o quórum de maioria absoluta.

Segundo o nosso Regime Interno dos Parlamentos – Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Distritais, Senado Federal e Câmara dos Vereadores – todas as Sessões Plenárias precisam de um quorum de instalação – número mínimo para a sua instalação -, quorum de abertura – número mínimo para sua abertuta -  e deliberação – número mínimo para deliberação.

Além desse significado de quorum, ainda existe um outro uso para o termo na área da Biologia: o quorum sesing. Quorum sesing é um processo de regulagem populacional através de sinalização química dos microrganismos, modulando suas características.

Existe um grande dúvida quanto à escrita dessa palavra: seria quorum ou quórum? O fato é que ambas as opções são corretas. A palavra escrita com o acento no “o” é apenas uma versão da palavra falada em Portugal.

O significado de Quorum está na categoria Significados