Significado de Ratificar e retificar

O que é Ratificar e retificar

Ratificar e retificar são palavras semelhantes na grafia e na pronúncia, ou seja, elas são parônimas; porém possuem significados diferentes e devem ser usadas em contextos distintos.

Muitas pessoas se confundem as palavras ratificar e retificar fazendo uso delas com o sentido de sua semelhante, o que distorce toda a ideia que se deseja transmitir.

Ratificar e retificar são palavras que existem na língua portuguesa e estão corretamente escritas.

O que diferencia fonologicamente as palavras ratificar e retificar é a troca somente de um fonema, o /a/ por /e/.

Significado de ratificar

A palavra ratificar significa confirmar, autenticar, reafirmar, validar algo ou comprovar.

Exemplos:

  • O professor irá ratificar a data do exame de filosofia. (confirmar)
  • Todo o pedido solicitado está ratificado. (validar)
  • Eu ratifico tudo que você já disse sobre esse assunto. (reafirmar)

A palavra ratificar sempre assume o sentido de aprovação, comprovação ou confirmação com o que já foi dito, feito ou prometido.

O uso do verbo ratificar é a autenticação de um ato, de um compromisso, de uma palavra dita.

O vocábulo ratificar ainda é bastante usado em contratos, tratados ou documentos do governo, quando esses precisam ser tornados válidos.

Em convenções, no geral, também é comum a utilização da expressão ratificar- quando se valida o que foi tratado anteriormente.

Significado de retificar

Já a palavra retificar se refere ao ato de corrigir ou emendar, endireitar ou alinhar algo, tornar reto.

Alguns exemplos de frases com a palavra retificar:

  • As informações erradas serão retificadas. (corrigir)
  • É necessário retificar a terceira cláusula do contrato. (corrigir)

É usual o emprego da palavra retificar nos textos da lei para indicar, por exemplo, que o juiz determinará que o perito retifique a avaliação observando os fundamentos de uma decisão caso a impugnação seja julgada procedente. (CPC, art. 1.009, § 2º).

Uma situação muito encontrada no Brasil é a utilização do verbo retificar no sentido de alinhar ou recondicionar o motor de um automóvel, isto é, deixá-lo em perfeito funcionamento.

Exemplo:

  • O mecânico teve que retificar o motor do meu carro. (recondicionar)

Outro significado da palavra retificar é encontrado em algumas ciências como, por exemplo, em geometria - que significa estabelecer a extensão de um arco em uma curva, em eletrônica retificar significa alterar a corrente alternada para contínua e em química quer dizer fazer a purificação por meio da destilação.

Ratificar e retificar – origem

Ratificar vem do latim ratificare “confirmar, aprovar”, de ratus “fixo, válido, aprovado”.O final dessa palavra é da raiz do verbo facere que significa “fazer”.

O termo ratificar foi muito utilizado na idade média entre os nobres e padres para se referirem à validação, reafirmação ou confirmação de alguma coisa.

A palavra retificar também tem origem no latim e é o resultado composto de rectus “acertado, correto, reto” com o verbo facere “fazer”.

Daí a palavra retificar assume o papel de corrigir ou emendar, alinhar ou endireitar algo que não foi ou está sendo executado da forma correta.

O significado de Ratificar e retificar está na categoria Significados