Significado de Recíproco

O que é Recíproco

Recíproco é uma palavra da língua portuguesa que costuma causar estranhamento quanto sua pronúncia.

Muitos, ao tentar pronunciar a palavra recíproco acabam dizendo algo como “recípocro” ou “recíprocro”. O problema na pronúncia é bastante comum e não deve ser zombado, mas corrigido. Muitas pessoas apresentam esse erro não por causa da falta de educação formal, mas sim por questões mecânicas, como baixa mobilidade na língua.

Sobre o significado de recíproco também pairam muitas dúvidas. Recíproco nada mais é que algo que é compartilhado em uma relação entre duas partes. Assim, quando diz-se que algo é recíproco quer dizer que algo está presente ou é verdadeiro para ambas as partes envolvidas, ou seja, que é mútuo. Essas duas partes podem ser entendidas não apenas enquanto duas pessoas, mas também como dois grupos, como ocorre nesta frase: “o ódio era recíproco entre capitalistas e socialistas durante a Guerra Fria”.

Não apenas o ódio pode ser recíproco, mas qualquer espécie de sentimento. Fala-se muito em amor recíproco, que é o que ocorre quando ambas as partes se amam, ou seja, é quando o amor é correspondido.

O adjetivo recíproco também é muito utilizado ao falar de acordos. Assim, um acordo recíproco é um acordo bilateral, ou seja, é comum às duas partes que nele estão envolvidas. A expressão “acordo recíproco” pode ser substituída por “comum acordo” ou “acordo mútuo”.

Há algo chamado de princípio da reciprocidade entre países, que nada mais é que um princípio que determina que os imigrantes terão tratamento e direitos iguais aos dos cidadãos daqueles países, buscando simplificar processos para que os estrangeiros que desejem possam se integrar ao novo país para o qual imigraram.

No inglês, para traduzir a palavra “recíproco” usa-se “reciprocal” ou “mutual”.

Ainda, em português, é possível o uso da palavra “recíproca”. Usa-se ela em concordância com substantivos femininos (“a amizade entre elas é recíproca”) ou na expressão “a recíproca é verdadeira”. Esta última indica que há reciprocidade. Assim, se alguém diz, por exemplo, “eu te amo” e a outra pessoa responde “a recíproca é verdadeira”, quer dizer que há amor recíproco entre essas duas partes.

Recíproco do índice ponderal

Chama-se de Recíproco do Índice Ponderal uma forma de calcular se o indivíduo está acima do peso e que utiliza as mesmas alturas que o IMC (Índice de Massa Corporal), que são: a altura e o peso.

O RIP (Recíproco do Índice Ponderal) pode ser obtido ao dividir a altura, em centímetros, pela raiz cúbica do peso, em quilos.

Sinônimos de Recíproco

O adjetivo recíproco costuma oferecer problemas para ser falado ou escrito e, por isso, pode ser substituído por outros que são seus sinônimos, como: mútuo ou mutual, bilateral, correspondente e retribuído.

 

O significado de Recíproco está na categoria Significados