Significado de Relacionamento Aberto

O que é Relacionamento Aberto

Relacionamento aberto é o termo dado a um tipo de relacionamento entre duas pessoas. Relacionamentos do tipo aberto não supõem exclusividade, portanto, estão abertos a um possível envolvimento físico de ambos com outras pessoas.

O que é Relacionamento Aberto

O significado de relacionamento aberto não é algo que tenha a ver com traição ou com falta de respeito, como muitos acreditam que seja. As duas pessoas que estão envolvidas em um relacionamento aberto se respeitam mutuamente e é de comum acordo que se relacionam com terceiros.

O oposto dos relacionamentos abertos são os relacionamentos monogâmicos, onde há exclusividade e envolvimento físico com outra pessoa é considerado traição.  Esse tipo de relacionamento é considerado ultrapassado por muitos que não acreditam que o ser humano seja monogâmico. O chamado “amor livre”, para essas pessoas, é filosofia de vida e uma espécie de libertação sexual.

Muitos veem relacionamentos abertos como libertinosos, pois o sexo ocorre tanto com o parceiro quanto com terceiros, à vontade da pessoa. A verdade é que, embora alguns realmente sejam, isso não quer dizer que não haja regras. Cada casal é responsável por conversar e definir seus limites. É preciso saber se o envolvimento com outra pessoa deverá acontecer só quando o casal não estiver junto, se essa relação pode ocorrer com amigos, amigos em comum ou amigo do companheiro (a).

Sejam quais forem as regras determinadas de antemão pelo casal é importante jamais descuidar da saúde. Especialmente quando se tem mais de um parceiro sexual, é imprescindível o uso da camisinha. Ainda, é essencial manter-se sempre comprometido (a) com a verdade, ou seja, não mentir para o parceiro. Todo relacionamento depende da confiança mútua entre duas pessoas. Para estar em um relacionamento aberto é necessário não ser uma pessoa ciumenta ou possessiva, estar de acordo com as regras estabelecidas e comprometer-se a respeitar e jamais mentir para seu parceiro (a).

Muitos são contra relacionamentos abertos pois acham que tais relacionamentos são modernos demais, livres demais e promíscuos. É preciso lembrar sempre que as duas pessoas em um relacionamento aberto escolheram estar nesse tipo de relacionamento e estão confortáveis com suas escolhas. Se há promiscuidade, todos os participantes estão de comum acordo.

Aqueles a favor do relacionamento aberto veem esse tipo de relação como libertadora e sincera, com regras criadas e não impostas e a liberdade de não precisar reprimir seus impulsos sexuais e sim, caso queira, persegui-los e satisfazê-los.

Um relacionamento aberto não é uma “ficada” sem compromisso. Relacionamentos abertos são considerados relacionamentos sérios, com compromisso e que podem durar tanto quanto qualquer relacionamento monogâmico.

O relacionamento aberto ganhou mais popularidade por causa de um casal famoso que teve coragem de assumir seu relacionamento aberto: a escritora Simone de Beauvoir e o filósofo Jean-Paul Sartre. O relacionamento dos dois durou bem mais de 50 anos e Simone de Beauvoir relacionou-se tanto com homens quanto com mulheres durante o tempo que esteve com Sartre. Algumas de suas aventuras amorosas podem ser encontradas em seus livros.

O significado de Relacionamento Aberto está na categoria Significados