Significado de Saltos ornamentais

O que é Saltos ornamentais

Saltos Ornamentais é um esporte que foi praticado primeiramente pelos gregos, mas o seu propósito era apenas diversão. Eles gostavam de pular das rochas mais altas nas águas do mar.

Mas com o tempo, o que era simplesmente uma brincadeira, tornou-se uma competição a partir de 1883. Tanto que logo foi fundada a Associação Amadora de Saltos em 1901 e a partir de 1904 essa modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Saint Louis. A prática acabou tornando-se um esporte olímpico bastante apreciado e competitivo.

salto ornamental envolve uma série de acrobacias que são feitas pelo atleta ao pular de uma plataforma ou trampolim até alcançar a água. Durante o salto o atleta desenvolve vários movimentos estéticos que são avaliados pelos juízes.

Os Saltos Ornamentais e Suas Regras

Os saltos ornamentais, devido a sua complexidade, devem seguir algumas regras bastante importantes:

1ª. Os saltos podem ser realizados em um trampolim de 1m ou 3m, em uma plataforma de 5m, 7,5m ou 10m, sendo os mesmos feitos com uma boa estrutura e recobertos com materiais que sejam antiderrapantes.

2ª. Em competições de nível internacional normalmente são necessários sete juízes para fazerem os julgamentos dos saltos.

3ª. Os critérios avaliados pelos juízes são a postura inicial, a corrida, a altitude que o atleta consegue alcançar na saída, a performance do salto e a forma de chegada na água.

4ª. As notas podem ir de zero a dez, sendo que estas após serem atribuídas, são somadas e multiplicadas conforme a dificuldade das acrobacias. Os saltos que os atletas irão executar devem ser informados com antecedência de pelo menos 24h para que os juízes tomem conhecimento, e caso o atleta execute um salto que não estejaconforme o informado, o mesmo poderá receber uma nota zero por isso.

5ª. Os atletas devem seguir algumas posições obrigatórias durante o salto, dentre elas podemos citar a posição agrupada, com os joelhos juntos e voltados para o peito, o corpo dobrado nos joelhos e quadris, a posição esticada quando o atleta pula com o corpo reto, carpada com as pernas retas e o corpo dobrado na cintura e os saltos livres que são uma junção das posições básicas. Já as acrobacias são livres e dependem da habilidade e criatividade do atleta.

6ª. Não pode ser usado nenhum tipo de equipamento protetor, como óculos por exemplo. Porém para aqueles competidores que partem para parada de mãos é permitido o uso de protetores de pulso.

Saltos Ornamentais Masculinos

No ano de 1908 os saltos ornamentais foram reconhecidos pela Fundação Internacional de Natação. Neste ano, somente os homens puderam participar da disputa que ocorreu em Londres. Porém, as competições ocorreram somente em trampolins e plataformas de 3m de altura.

Os vencedores dessa competição de saltos ornamentais foram o alemão Albert Zürner no trampolim e o sueco Hjlmar Johansson na plataforma.

Saltos ornamentais Femininos

As mulheres só foram participar de uma competição nos saltos ornamentais quatro anos depois, nas Olimpíadas de Estocolmo, onde houve disputas somente em plataformas. A sueca MargaretaJohanson foi a vencedorada disputa.

Só em 1920 é que as mulheres estrearam os saltos ornamentais no trampolim.

As regras para os saltos e as provas são as mesmas para ambos os sexos.

Um atleta de saltos ornamentais geralmente deve possuir determinadas características físicas como estatura média, bom desenvolvimento muscular, pescoço comprido e cabeça pequena, isso para que seus braços possam cobri-la assim que ele cai na água.

Além disso, oque realmente importa nessa modalidade esportiva é o controle que o atleta consegue manter sobre os movimentos do corpo, a habilidade e a criatividade para criar acrobacias que impressionem os juízes e o público.

Saltos Ornamentais nas Olimpíadas de 2012

Nas olimpíadas de 2012, em Londres, ocorreu mais uma competição de saltos ornamentais. O Brasil foi representado por três saltadores, sendo eles dois homens e uma mulher. César Castro obteve o décimo sétimo lugar em um salto no trampolim de 3m. 

O significado de Saltos ornamentais está na categoria Significados