Significado de Script

O que é Script

Script é um termo abreviado da palavra inglesa manuscript que, ao ser traduzido para o português, é o mesmo que manuscrito, ou seja, algo escrito à mão.

Como um tipo de texto, o script possui várias instruções escritas como uma espécie de orientação a ser seguida por pessoas que trabalham, em sua grande maioria, com peças teatrais, programas televisivos ou ainda as execuções realizadas por um determinado programa de computador.

No caso de peças teatrais, o script é criado pelo roteirista que apresenta todas as informações necessárias sobre a obra a ser apresentada como, por exemplo, os comportamentos, os diálogos a serem trocados entre as personagens, os tipos de posicionamentos que os atores deverão ter no palco e as descrições técnicas do cenário.

Do mesmo modo, o script para outras produções culturais como filmes, novelas e programas de TV e rádio também segue modelo descritivo de informações que devem ser observadas e seguidas, tanto por atores, como apresentadores e locutores.

A utilização do script visa facilitar, respeitar a ideia do autor e aproveitar melhor a criatividade dos atores. O script denota organização de ideias em forma de detalhes e maior dinamismo de tempo de trabalho, tendo em vista a predisposição dos dados importantes devidamente apresentados.

O script também é empregado no campo da informática onde passou a representar o conjunto de instruções em modelo de código para a criação e o desenvolvimento de programas de computadores por parte dos programadores. Dessa forma, são também empregados os seguintes termos como referência: linguagem de extensão ou linguagem de script.

Este modelo de linguagem específica para computadores tem o seu acesso realizado por meio de sua API e serve para instalar ou configurar os sistemas operacionais como os Shell script que possuem sequencias de comando que, quando solicitados, são logo executados; além dos programadores, também utilizam desse conhecimento avançado alguns técnicos de informática e desenvolvedores.

Os scripts podem ser criados, basicamente, por meio de duas formas: programação ou formatação. Para isso, é importante que o profissional encarregado tenha conhecimento dos variados tipos de linguagem utilizados, a saber: Javascript, Basic, PHP, Python, UBScript, ActionScript, Game Maker Language, Ruby, Lua, entre outros.

Todavia, curiosamente as linguagens de script são linguagens interpretadas, mas não necessariamente todas as linguagens interpretadas são consideradas linguagem de script; para isto basta observar a escrita que foi desenvolvida no programa analisado.

O significado de Script está na categoria Significados