Significado de Shalom Adonai

O que é Shalom Adonai

Shalom Adonai é uma expressão do hebraico, onde Shalom significa “paz” e Adonai significa “meu Senhor”.

Significado de Shalom Adonai

Através da expressão hebraica, Shalom Adonai significa a paz do Senhor.

Como sabe-se, o Velho Testamento da Bíblia foi escrito originalmente em hebraico, pois é uma língua ligada à religião judaica e até hoje é o idioma oficial do Estado de Israel.

A palavra Shalom, em diversas passagens do Antigo Testamento, é proferida como um cumprimento entre pastores. O termo ainda é usado pelos judeus como uma saudação e como uma despedida. Assim, Shalom é a mesma coisa do cumprimento que dizemos diariamente na língua portuguesa: “olá”, “bom dia”, “adeus”, entre outros.

O termo Shalom, portanto, é uma troca de cortesia que objetiva transmitir paz, harmonia, bem-estar e prosperidade entre as pessoas.

Adonai (meu Senhor) era o termo usado no Antigo Testamento quando havia referência a Deus. Adonai substitui o nome Javé (Jahweh), já que ele não pode ser pronunciado em vão, conforme as leis mosaicas ou 10 mandamentos.

Como forma de tradição o termo Shalom Adonai, quando é utilizado em um cumprimento para determinada pessoa, este deve ser respondida ao contrário (ou seja, com as palavras trocadas de ordem): Adonai Shalom.

O significado de Shalom Adonai está na categoria Significados