Significado de Sinergia

O que é Sinergia

Sinergia é uma palavra que chega até a língua portuguesa derivada da forma grega synergia.

A palavra synergia é palavra composta pelo prefixo syn-, que tem o significado de “agir em conjunto” e pela raiz ergon, que quer sidez “trabalho”.

O que é Sinergia

Sinergia, de acordo com sua origem grega significa, ao pé da letra, trabalho em conjunto. Em português o significado de sinergia tem a ver com cooperação, com esforço conjunto para conseguir realizar uma tarefa que, por vezes, pode ser bastante complexa e impossível ou bastante difícil de ser realizada por apenas uma pessoa.

O objetivo de se aplicar a sinergia é ter sucesso, atingir êxito ao final do trabalho. O momento da sinergia é quando o conjunto, o todo, é maior do que a soma de suas partes, ou seja, quando o trabalho feito em grupo é maior e melhor que aquele feito individualmente.

Embora o conceito da sinergia seja muito aplicado a situações de trabalho, a sinergia é, basicamente, quando dois ou mais entes trabalham em conjunto rumo a determinado objetivo.

Assim, o conceito da sinergia pode ser aplicado em relacionamentos amorosos ou em amizades, quando os envolvidos trabalham em conjunto buscando o sucesso e o bom funcionamento do relacionamento.

Na área da fisiologia a sinergia é o conceito utilizado para representar o movimento conjunto exercido por órgãos, músculos e outras partes do corpo humano visando o bom funcionamento do organismo.

Na matemática, sinergia é um conceito bastante utilizado na teoria de sistemas, caso no qual se refere à convergência de partes de um todo, visando chegar a um mesmo resultado.

Sinergia é um conceito bastante único, mas existem alguns sinônimos que podem ser utilizados para substituí-lo, com pouco ou nenhum prejuízo do sentido. São sinônimos de sinergia: união, coesão ou entendimento.

O significado de Sinergia está na categoria Significados