Significado de Sinistro

O que é Sinistro

Sinistro é uma palavra com origem latina, vindo de “sinistru”, cujo significado é esquerdo, funesto, ameaçador, assustador, desgraçado.

O que é sinistro?

Sinistro, além desses sinônimos, também pode nos remeter a desastre, acidente, um prejuízo muito grande ou até mesmo um naufrágio. De sua origem, no idioma italiano, quem é canhoto passou a ser chamado de sinistro, remetendo para a pretensa imperfeição que a palavra apresenta quando uma pessoa só usa o lado esquerdo.

Dado que a maior parte das pessoas usa a mão direita para escrever e para trabalhar, o canhoto, embora com capacidade, trazia a imagem de algo que não era positivo, o que levou a palavra sinistro a significar também desvantajoso ou desastrado. Com isso e com a evolução da linguagem, em português o termo também ganhou uma conotação negativa em praticamente todos os casos.

Assim, quando se fala que uma pessoa é sinistra, estamos nos referindo a uma pessoa maldosa ou perversa, alguém que não se importa com os outros ou mesmo uma pessoa que só vive pensando o mal, como se estivesse rodeada de uma nuvem negra.

Na área de Direito, um sinistro pode representar um acidente ou um dano qualquer, termo que também é utilizado pelas seguradoras ao se referia a algo coberto pelo seguro, que deve ser indenizado. O sinistro, aplicado ao contrato do seguro, é a coisa provável que pode ocorrer e que é objeto do seguro e da indenização possível se ocorrer.

Nesse sentido, o sinistro pode se referir a uma colisão entre veículos, a um incêndio ou uma inundação, ou seja, é uma catástrofe que traz prejuízos pessoais e coletivos.

O sinistrismo é um sinônimo de mancinismo ou de canhotismo, consistindo na utilização dos membros do lado esquerdo para toda e qualquer tarefa.

A palavra sinistro foi adaptada à gíria, nos últimos anos, tornando-se uma palavra popular entre os jovens, mas com significado completamente oposto ao original, descrevendo um acontecimento dos mais espetaculares, podendo ser considerado um sinônimo de “impressionante”, de “legal” ou de “maneiro”.

O significado de Sinistro está na categoria Significados