Significado de Sobretudo

O que é Sobretudo

Sobretudo é uma palavra que teve origem na preposição “super”, do latim, com significado de “além de”, “por cima”, “sobre”, e do substantivo “totus”, também do latim, com significado e “todo”, “inteiro”.

Sobretudo tanto pode ser usado como substantivo ou como advérbio.

Em sua categoria de substantivo, sobretudo significa casacocasacão ou um casaco comprido, usado pelas pessoas sobre todas as outras roupas, em dias de muito frio. Nesse caso, podem haver os sobretudos masculinos e femininos, feitos dos mais diversos tipos de materiais, como lã, couro ou outros sintéticos. Quando usado como substantivo, o sobretudo tem como sinônimos, entre outros, capotão, capa, sobrecasaca, sobreveste, capote ou balandrau.

No caso de ser usado como advérbio, a palavra sobretudo tem o significado de principalmente, especialmente, em cima de tudo, maior do que todas as outras razões, passando, assim, a ideia de importância ou de prioridade do que estamos tratando.

Enquanto no português usamos uma mesma palavra, no caso de sobretudo, para coisas diferentes, o idioma inglês apresenta uma palavra específica para cada caso. Ao tratar do sobretudo como substantivo, o inglês tem a palavra overcoat. Quando queremos utilizar sobretudo em sua categoria de advérbio, devemos usar mainly ou above all.

Sobretudo ou sobre tudo

Em nosso idioma, tanto uma palavra quanto outra estão corretas, podendo usar as duas formas, dependendo do conteúdo da frase. Enquanto sobretudo pode ser substantivo ou advérbio, a palavra em separado, como sobre tudo, refere-se ao que está sobre todas as coisas, ou que fala a respeito de tudo.

Sobre tudo, quando escrito separado, é a utilização de uma preposição, “sobre”, com um pronome indefinido, “tudo”. Assim, a expressão “sobre tudo” está se referindo à totalidade das coisas de que falamos, algo que está acima de qualquer outra coisa ou ideia na referência em que está sendo utilizada.

O mais interessante é que as duas palavras podem ser usadas numa mesma frase, algumas vezes até mesmo criando confusão, ficando mais difícil entender o sentido da mesma.

Dessa forma, por exemplo, podemos dizer a alguém: “você pode discorrer sobre tudo, sobretudo se tiver inteligência e capacidade para isso”.

O significado de Sobretudo está na categoria Significados