Significado de Spam

O que é Spam

Spam é um termo que teve a sua origem na Inglaterra, podendo ser definido como a abreviatura da frase “Sending and Posting Advertisement in Mass” ou “Enviar e Postar Publicidade em Massa".

Outro significado que pode ser dado a esta palavra é “Stupid Pointless Annoying Messages” ou “ Mensagens irritantes, inúteis e estúpidas”.

Sendo assim, podemos dizer que o significado de Spam se refere ao envio de mensagens eletrônicas para um grande número de pessoas, sem que o destinatário a tenha requerido, com fins comerciais ou não.

Porém, há a existência de outros significados que podem ser dados para este termo. Inicialmente, o mesmo era muito comumente utilizado como uma forma de denominar produtos enlatados, como a carne suína, por exemplo.

O que fez com que esta palavra ganhasse um novo significado foi um grupo humorístico chamado Monty Python, que era muito famoso na Inglaterra. Esses comediantes possuíam um quadro em seu programa onde repetiam o termo Spam inúmeras e repetidas vezes.

A partir de então, com o avanço da tecnologia, Spam passou a ser usado também para caracterizar este tipo de mensagem, que como o próprio significado diz, é considerada por muitas pessoas como algo inútil e até mesmo irritante.

O Spam pode ser considerado como uma espécie de mensagem eletrônica não solicitada ou sem autorização do usuário, cujo conteúdo é referente a publicidade na grande maioria das vezes, como já foi dito anteriormente.

Outra denominação, menos conhecida, porém que também pode ser utilizada para designar este tipo de mensagem eletrônica é a palavra Spammer, cujo significado é o mesmo que o utilizado para Spam.

Essa mensagem eletrônica normalmente aborda conteúdos específicos de uma empresa e é enviada a diversos e-mails. Sua intenção é justamente a de atingir o maior número possível de pessoas, com o intuito real de propagação daquela notícia ou produto que esta sendo divulgado por intermédio da mesma.

Há algumas situações em que o Spam pode ser utilizado como um meio criminoso para conseguir informações pessoais do destinatário. Esta prática é considerada como ilegal e pode caracterizar crime cybernético.

Porém, estas não são as únicas designações que podem ser dadas a este mesmo termo. O Spam pode ser considerado ainda como uma forma de espalhar notícias equivocadas através de seu recompartilhamento feito por intermédio de usuários, sem que a informação seja checada antes, vindo a se tornar então uma espécie de viral.

O significado de Spam está na categoria Significados