Significado de Srta

O que é Srta

Srta é uma abreviatura bastante utilizada no português, é considerado um pronome de tratamento.

O que é Srta

O significado de Srta. é senhorita. Essa palavra é utilizada, no português, como pronome de tratamento respeitoso para se referir a uma pessoa que seja, necessariamente, jovem e solteira, além de ser do sexo feminino.

Caso se trate de uma mulher casada ou de uma mulher mais velha, o pronome Srta. dá lugar a Sra. (abreviação de senhora).

Já no caso de homens, o pronome de tratamento a ser utilizado é sempre Sr. (que quer dizer senhor), não importando a idade ou o status civil.

Originalmente, senhorita (Srta.) era um termo utilizado para designar uma mulher de pequena estatura, ou seja, literalmente, era o diminutivo de senhora. Com o passar dos anos, surgiu o termo senhorinha, uma forma respeitosa e carinhosa de se dirigir a senhoras e o termo senhorita passou a designar jovens que ainda não eram casadas.

No século XXI o Srta. costuma ser utilizado por pessoas mais velhas ou por situações bastante formais, como, por exemplo, em cartas ou e-mails. O pronome de tratamento mais utilizado atualmente é o genérico “você”, uma evolução de Vossa Mercê, um pronome de tratamento medieval bastante respeitoso.

É comum o uso de Srta em nomes de lojas para deixar o nome maios atraente para as mulheres, com um aspecto meigo, como no caso de Srta Joaninha, uma empresa carioca que trabalha com peças 100% artesanais, produzindo acessórios, nécessaires e bolsas.

 

 

 

O significado de Srta está na categoria Significados