Significado de SSP

O que é SSP

SSP é uma sigla que corresponde a Secretaria de Segurança Pública, um órgão público brasileiro que cuida de diversas questões do país, desde políticas públicas para melhorar a segurança da população, como mais policiamento e inteligência para a elucidação de crimes, bem como também cuida de aspectos burocráticos, como o registro de boletins de ocorrência de furtos de veículos, perda de documentos, desaparecimento de pessoas, entre outras funções. Sendo assim, o significado de SSP está relacionado à sua atuação de zelar o cidadão e organizar aspectos burocráticos relacionados a suas atribuições.

A Secretaria de Segurança Pública também cuida da emissão da carteira de identidade (RG) das pessoas. Quando este documento é emitido pela secretaria, aparece no topo dele a sigla SSP, que indica o órgão expedidor responsável. Em seguida também aparece o Estado ao qual aquele RG foi emitido pelo órgão expedidor.

A SSP é responsável ainda por providenciar a Certidão de Antecedentes Criminais, um documento importante, porque ele faz a busca por registros do indivíduo no histórico da polícia, podendo identificar se a pessoa tem alguma passagem pela prática de algum delito. Esse documento é muito requisitado por empresas e também por outros órgãos públicos, em especial nos processos seletivos de concursos.

As ações da SSP

Cada Estado do Brasil tem sua própria SSP e suas ações específicas. Por exemplo, há a sigla SSP PI, que representa a secretaria de segurança Pública do Estado do Piauí, no Nordeste brasileiro. O mesmo vale para a abreviação SSP MA. Caso esta sigla esteja em um documento, indica que o mesmo foi expedido no Maranhão.

Vale ressaltar que a missão principal da Secretaria de Segurança Pública é de manter a ordem e a preservação das garantias do cidadão, além de proteger a vida e o patrimônio por meio de ação conjunta com todos os seus órgãos de segurança. Faz parte ainda do escopo da SSP, representando o Estado, a promoção de várias ações para prever e impedir a criminalidade e controlar a posse de armas.

A SSP também representa o Estado quanto à responsabilidade combater a corrupção, reduzir da violência e da criminalidade e administrar o serviço penitenciário, o que inclui a custódia dos indivíduos encarcerados, sempre atuando em parceria com outros órgãos de administração pública. Seu significado, portanto, é de grande ressonância dentro das políticas públicas do Estado brasileiro, que deve zelar pelos seus cidadãos, o que inclui manter todos seguros.

O significado de SSP está na categoria Significados