Significado de Stricto Sensu

O que é Stricto Sensu

Stricto Sensu é uma expressão latina.

O que é Stricto Sensu:

O significado de Stricto Sensu é, através de sua tradução do Latim, “em sentido restrito”. Pode-se entender como uma certa interpretação que deve ser compreendida em seu sentido estrito, ou seja, exato e literal, não permitindo uma interpretação mais extensa.

A expressão stricto sensu é vista em diversas áreas, tais como Direito, Semiótica, Linguística e Biologia, por exemplo, e usada em diversos idiomas.

Juntamente com o stricto sensu, há outra expressão latina: lato sensu – que significa “em sentido lato”. O lato sensu é o oposto de stricto sensu, já que o lato sensu é compreendido como algo mais abrangente (amplo) de alguma coisa.

Ambas as expressões latinas stricto sensu e lato sensu fazem parte do sistema de ensino brasileiro para trazer distinção entre os cursos de pós-graduação de menor e maior duração:

  • Cursos de pós-graduação stricto sensu: são os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Estes precisam ser autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Cursos stricto sensu são cursos de longa duração, variando de dois a cinco anos. O aluno precisa criar um problema inédito e desenvolver uma teoria específica para o problema para receber o diploma e ser considerado doutor ou mestre.

  • Cursos de pós-graduação lato sensu: são os cursos de especialização e MBAs. Há um certificado de conclusão de curso quando o aluno finalizá-lo.

Alguns sociólogos usam as expressões “família stricto sensu” (que se refere aos filhos e cônjuges) e “família lato sensu” (que se refere a todos os descendentes e ascendentes de um indivíduo).

Na área jurídica, stricto sensu é a jurisprudência que se aplica às decisões associadas a um tipo caso particular. Por outro lado, lato sensu aborda o conjunto de todas as decisões.

É importante cuidar da grafia ao escrever stricto sensu: muitos, por conta da falta de conhecimento do Latim, escrevem strictu sensu ou mesmo stricto senso. Essas duas últimas estão incorretas. Por ser uma palavra estrangeira, deve-se escrever exatamente como ela é no idioma materno, sem alterações.

O significado de Stricto Sensu está na categoria Significados