Significado de Supressão

O que é Supressão

Supressão é um substantivo feminino. O termo vem do Latim supprimere, que significa “empurrar para baixo, impedir de se mover, fazer parar”.

O que é Supressão:

O significado de Supressão é a ação de suprimir, subtraireliminar, apagar, fazer cessar ou extinguir alguma coisa. Supressão é a extinção de, retirada de algo de.

Por exemplo: “Foi-se feita a supressão de seus privilégios.”

Ainda, supressão pode significar o mesmo que omissão ou desaparecimento. É também o ato ou consequência de cancelar.

Como a ação de omitir, a supressão dá a ideia do estado do que foi suprimido ou omitido, podendo estar relacionada com alguma forma de censura – no caso, palavras ou parágrafos podem ser suprimidos (cortados) de um certo texto.

Por exemplo: “Ocorreu uma supressão de palavras no artigo antes de ser publicado.”

Com o sentido de remoção, a supressão tem a mesma ideia anterior (de omitir), sendo a retirada de certos trechos, estruturas ou uma parte do conteúdo que estavam presentes no documento (artigo, texto, etc.) original. Entretanto, esta ideia de retirar, remover, pode também abranger outras áreas.

Por exemplo: “Os médicos conversaram e decidiram pela supressão do remédio. Não havia mais volta para o paciente.”

No exemplo acima, a palavra supressão indica a retirada de determinado remédio que era dado para um paciente.

Na área da Medicina, ainda a supressão pode apresentar a definição de suspensão de certa “secreção”.

O termo ainda pode se referir a ação de matar ou de mandar matar.

É possível notar a supressão como um ato muito frequente em regimes políticos autoritários, pois os ditadores são comumente caracterizados como figuras supressoras.

Supressão de vegetação

É uma expressão que indica a retirada de uma parte da vegetação original de um certo espaço ou terreno (urbano ou rural). Esta ação, geralmente, visa utilizar a área que anteriormente era ocupada com a vegetação para objetivos alternativos, porém a legislação ambiental estabelece que é obrigatório a autorização do órgão competente, especialmente quando trata-se de vegetação nativa, como é o caso dos campos naturais, manguezais, Mata Atlântica, cerrado, entre outros.

Por isso, a prática de supressão de vegetação não deve ser algo indiscriminado.

Supressão de instância

A supressão de instância está presente na área do Direito, sendo classificada como a irregularidade quando a instância superior julga determinada matéria sem que esta tenha sido considerado pela instância inferior.

Isso quer dizer que é uma afronta ao princípio constitucional da ampla defesa – estabelecida na Constituição Federal.

Supressão de horas extras

A supressão de horas extras faz parte da área do Direito trabalhista e, portanto, está relacionado com o contexto laboral. Esta expressão trata de situações em que um trabalhador presta seus serviços em horas extras, mas que, após um determinado período, tem esta iniciativa suspensa pela entidade patronal, ou seja, seu empregador.

O significado de Supressão está na categoria Significados