Significado de Surpreender

O que é Surpreender

Surpreender é um verbo transitivo direto e significa pasmar, espantar, desconcertar, abismar, causar surpresa e maravilhar-se.

O verbo denota o caráter de improvisação uma, vez que gera uma reação inesperada em alguém que pode ser positiva ou negativa.  Etimologicamente, a palavra surpreender tem sua origem no francês 'surprendre', embora se especule que a origem se reporta a 'prehendere'.

Uma pessoa pode se surpreender de várias formas, como por exemplo, ganhar um presente ou festa surpresa, ser pedido em casamento, receber uma proposta de trabalho, ser promovido em uma empresa ou receber a visita de alguém muito querido que não se vê há muito tempo.

Já as surpresas negativas são aquelas que podem provocar reações como o choque e a sensação de torpor, como é o caso de ser roubado ou assaltado, agredido, descobrir um segredo terrível, sofrer algum golpe, receber a notícia de alguma doença ou a morte de uma pessoa muito próxima.

E há as surpresas que provocam o espanto e medo, que geralmente estão ligadas a questões sobrenaturais como, por exemplo, aparição de pessoas mortas, ocorrência de fenômenos paranormais, extraterrestres e espirituais.

As reações mais comuns a uma surpresa podem ser as mais diversas, pois depende de cada caso e pessoa, mas geralmente são ligadas a manifestação de emoção, alegria, êxtase e comoção.

Surpreender tem os seguintes sinônimos: pegar, flagrar, sobressaltar, saltear, encantar, arrebatar, assombrar, abismar, entrever, vislumbrar, confundir.

Os exemplos mais comuns em que se pode aplicar o verbo surpreender são os seguintes: “Nossa, fiquei surpresa com a declaração de amor que ele fez para a sua esposa... Quanto amor!”; “Jamais imaginei que você fosse capaz de fazer isso comigo. Sempre te considerei como minha melhor amiga e estou muito surpresa” ou “Decifra-me, mas não faça as suas conclusões, pois eu posso te surpreender”.

 

 

 

O significado de Surpreender está na categoria Significados