Significado de Surreal

O que é Surreal

Surreal é uma palavra que significa algo que é estranho, absurdo, algo que não corresponde à realidade. Quando uma pessoa diz que um fato é surreal, quer dizer que aquela situação foge da realidade, que é totalmente absurdo ou bizarro. Ou seja, é algo fora do comum.

Muitos estudiosos acreditam ou pelo menos levantam a hipótese que a palavra surreal ou surrealismo foi um termo criado pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, que em 1917 teve a ideia de juntar as palavrassur” e “réalisme”, que está diretamente associado a algo além da realidade ou do conceito humanamente possível de realismo.

Surrealismo

O surrealismo nada mais é do que um movimento artístico e literário que surgiu na Europa em meados da década de 1920, sendo que as características mais marcantes desse movimento eram as tentativas constantes de tentar transcender a realidade e estimular intensos impulsos psíquicos do irracional e imaginário de cada indivíduo.

Antes de terem concretizado a instituição do surrealismo como movimento artístico e literário, o dadaísmo foi conhecido como o primeiro movimento que se contrapôs ao positivismo burguês que marcava a arte no início do século.

Sociedade surrealista

Para uma sociedade surrealista, a verdade estaria sempre escondida aquilo que não é possível se explicar ou expressar com palavras, em todo contexto que se foge da realidade. Por esse motivo, frequentemente os escritores desse movimento usavam as imagens para expressar as mais variadas emoções.

O surrealismo, além de ser um grande movimento artístico, ganhou uma enorme projeção política quando houve a explosão a guerra do Marrocos em 1925, e nesse momento, um dos fundadores, Andre Breton tornou-se membro do PC (Partido Comunista). Apesar de tudo, muitas pessoas não acreditavam com demasiada inclinação política, defendendo que os integrantes surrealismo deveriam focar toda a energia e dedicação na produção da arte e literatura.

Sem dúvida, uma das maiores contribuições do surrealismo para com o mundo da arte e a humanidade apreciadora da mesma é a técnica do “cadáver esquisito”, criação em grupo cuja essência é uma junção de textos ou mesmo imagens, tendo seu inicio pelas mãos de um artista, mas deixado pelo mesmo e passado para outro para que este artista possa continuar e concluir o trabalho de seu antecessor. Porém, não é um estilo que passa pelas mãos de apenas dois artistas. É um processo que repetido diversas e diversas vezes até que finalmente alguém determine que a obra está concluída.

As principais características do surrealismo são o irracionalismo, incoerência, negação de qualquer coisa lógica e como já dito, valorizava qualquer forma de expressão derivada do inconsciente, dos instintos, do abstrato e do sonho. Ou seja, qualquer coisa que vá pelo irracional e imaginativo, algo que escapa de qualquer conceito de nossa realidade, o que explica a sua relação com o nome “surrealismo”.

Esse movimento teve também influenciou e ajudou muito as teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e todas as teorias políticas de Karl Marx. Outros diversos artistas que tiveram inspiração desse movimento foram pintores, como Salvador Dalí, Renée Magritte, Max Ernst, etc.  

O significado de Surreal está na categoria Significados